Saber escrever as palavras corretamente é de extrema importância e diz muito sobre a pessoa que escreve. A ortografia se caracteriza por estabelecer padrões para a forma escrita das palavras e precisamos conhece-la e fazer dela um bom instrumento de comunicação.

Embora não exista uma  fórmula mágica para escrever sem erros, existem algumas técnicas e recomendações que podem ajudar a melhorar a escrita.
 
Muitas vezes, as grafias não podem ser explicadas por nenhuma regra, pois é a origem da palavra ou a tradição de uso que justificam a forma de escrever. Por exemplo, a palavra "hoje" é escrita com "h" devido à etimologia do termo, pois a forma latina é “hodie”.
 
Geralmente escreve certo quem lê muito, pois memoriza as palavras e atribui significado a elas. Outra boa maneira de praticar, para não cometer tantas falhas na ortografia, são os ditados. Peça ajuda a um familiar ou amigo para que lhe dite em voz alta um texto, que deverá ir escrevendo e posteriormente corrigir para ver onde falhou. Também é uma boa técnica, copiar várias vezes aquelas palavras que escrevemos errado, para tentar recordá-las da próxima vez.
 
Há um aplicativo em português que se chama “Palavra Certa” e que apresenta, em 30 segundos, palavras aos pares, uma com a grafia correta e a outra não, para o usuário escolher. Quanto mais rápido as palavras são selecionadas, mais rapidamente são apresentadas. Ao final dos 30 segundos, fica disponível para o usuário a lista das palavras que errou, a grafia correta e o acesso a um dicionário online. Assim é possível  compreender o significado das palavras e gravar a escrita correta, com maior facilidade.
 
Se fecharmos essa atividade com a elaboração de frases com essas palavras, certamente ampliamos o vocabulário de nossos aluno, além de garantir que passem a escrever corretamente. 
 
O aplicativo tem um sistema de entrada de nomes no TOP 10 interno (lista com os 10 jogadores com melhor desempenho), o que estimula a competição saudável. Está disponível gratuitamente somente para iOS.  

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.