O pensador Pierre Levy nos lembra que o ato de compartilhar as nossas experiências e processos de trabalho amplia o conhecimento por meio de interações, intercâmbios, permutas de ideias e aprendizados. A colaboração nos possibilita a construção de uma inteligência coletiva. 

O Padlet é um aplicativo da web 2.0 muito popular na escola pois possibilita a contrução coletiva de murais. Trata-se de um mural coletivo, um meio de comunicação que permite aos alunos compartilhar suas ideias, online e real time.  O funcionamento é muito simples. Depois de criar uma conta, o usuário cria seu primeiro mural. Há a possibilidade de escolher várias configurações, tais como selecionar um ícone para o mural, uma imagem de fundo, que podem ser disponibilizadas pelo aplicativo ou qualquer outra, alusiva ao tema que se quer trabalhar, por meio de upload. É necessário escolher um título e colocar uma breve descrição para orientar os colaboradores do mural.
 
O layout também deve ser definido pelo administrador do mural, selecionando se será modo livre, onde os posts podem ser colocados em qualquer lugar e serem redimensionados livremente, ou modo stream, onde os posts são colocados um abaixo do outro, ou ainda, no modo grade, onde os posts ficam lado a lado.
 
Outra configuração importante é determinar a privacidade de visualização, selecionando se o link é privado, se precisa de senha, se ficará oculto (o que significa que o mural terá um link público, mas que ficará “escondido” do Google e de áreas públicas do Padlet) ou se será totalmente público. É possível ainda só deixar público aos usuários que receberem o convite de participação em seus e-mails ou ainda escolher que os posts sejam moderados, onde necessitam de aprovação antes que eles apareçam no mural para os outros leitores.
 
Para compartilhar o mural, buscando a participação de outros usuários, é possível selecionar um nome para o endereço web, que também pode ser acessado via QR CODE, gerado pelo próprio Padlet, ou ainda  enviado pelas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, Tumbrl, Pinterest ou Linkedin) e exportado como imagem, pdf ou enviado para a impressora.
 
Sem dúvida há muitas ideias que podem ser utilizadas por essa potente ferramenta de construção coletiva. Recentemente, o Padlet ganhou novas funcionalidades e está disponível tanto para  iPhone quanto para iPad, na AppStore. Experimente!
 

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.