Infográficos são representações gráficas, que utilizam textos, mapas, tabelas, diagramas e silhuetas, que pretendem facilitar a compreensão de um conjunto de informações.
 
Sabemos que as imagens são recursos importantes no processo de ensino e aprendizagem, mas acrescentar fotos e desenhos ao texto não é suficiente para aproveitar todas as possibilidades de melhorar a compreensão do conteúdo. Para que os alunos aprendam melhor é necessário construir um novo tipo de escrita, que traga a composição de imagens, gráficos, fotos e textos explicativos, garantindo informações mais dinâmicas e que tornem a apreensão mais fácil, clara e rápida.
 
Para criar um infográfico não é necessário começar do zero. Há alguns ‘motores web’ que trazem alguns modelos, com sugestões interessantes para todo o tipo de tema. Uma das ferramentas mais utilizadas por designers é o Piktochart, que dá acesso a mais de dez modelos de infográficos a partir da conta gratuita. 
 
Depois de escolher o modelo, é possível também inserir imagens, criar ou editar diagramas com dados coletados pelo próprio estudante, adicionar formas, símbolos e gráficos.  Uma barra de ferramentas completa permite alterar as cores do texto, do fundo, o tamanho e o tipo dos caracteres. Para finalizar e usar o infográfico em qualquer documento, basta salvar a imagem, recurso também disponível na plataforma.
 
Além de criar os infográficos, é importante também divulgá-los, para que outras pessoas também aprendam com eles. Para isso, há uma rede social de compartilhamento de imagens, o Pinterest, usado para publicar, carregar, guardar, classificar e gerenciar imagens, conhecidas como "pins". Os pins são classificados em painéis, de acordo com os interesses dos usuários e é possível “pinar” de algumas maneiras: ao navegar pela internet, podem-se escolher imagens e mostrá-las na sua página do Pinterest, bastando apertar o botão "Pin It". Assim, mostramos que aquele conteúdo  agrada, recompartilhando o que já foi publicado no Pinterest por outro usuário ou fazendo upload de uma imagem.
 
Ao publicar uma nova imagem é possível compartilhar concomitantemente no Facebook e no Twitter. A plataforma web está disponível em português e há Apps para as plataformas Android e IOS.

 

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.