A utilização de dispositivos móveis em sala de aula pode ampliar as possibilidades de aprendizagem por meio de aplicações e serviços digitais que auxiliam e facilitam a realização das tarefas escolares. A mobilidade está ganhando a batalha da conectividade, permitindo que os professores planejem as tarefas sabendo que os alunos estão sempre conectados e que trabalham colaborativamente por meio das redes sociais e da internet.
 
Diferentemente dos seus professores, os estudantes buscam respostas às suas dúvidas no formato de vídeo e não de textos. Precisamos, então, nos preocupar em tirar partido dessa facilidade e interesse pela mídia vídeo para apresentar os conteúdos do currículo. A possibilidade de termos vídeos interativos pode gerar um maior engajamento do estudante e melhorar a sua atenção e compreensão dos conteúdos.
 
O aplicativo ThingLink, disponível para IOS, Android ou Web2.0 adiciona instantaneamente vídeo, enquetes, links, mapas e textos às imagens, proporcionando fotos interativas. Após a criação das interações é possível compartilhar por meio de um link que pode ser enviado por e-mail, incorporado em um ambiente virtual de aprendizagem ou blog e veiculado por meio do Twitter ou Facebook. Os vídeos adicionados podem ser do YouTube, Vimeo ou do seu rolo de câmera ou computador.
 
Há um site específico para educadores, que permite o cadastramento dos educadores e estudantes, caso já tenham 13 anos ou mais, que também podem fazer parte com o cadastramento de usuários pelo seu professor.
 
Com o ThingLink, o que antes era uma simples foto se transforma em imagem interativa, enriquecida com enquetes, links, áudios, vídeos, perfis de redes sociais, textos e outros conteúdos relacionados. Basta postar imagens na plataforma do ThingLink e adicionar o conteúdo digital. Como a imagem com as interações é publicada na nuvem, precisa estar conectados para navegar.
 
Uma vez criada a imagem interativa, os alunos podem postar conteúdo a qualquer hora, sem que seja necessário modificar o endereço a partir das atualizações, dinamizando as atividades em sala de aula.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.