Estimular o jovem a ler e a compreender o que lê é, sem dúvida, um dos grandes desafios da educação. Dentre os muitos suportes de notícia, o jornal é uma das mídias que mais se modificou nos últimos anos e, embora acessível a partir de diversas plataformas, mantém uma linguagem direcionada aos adultos.

Há um aplicativo, recém lançado no mercado, chamado Guten News, que está disponível na versão IOS e se propõe a desenvolver um jornal digital, interativo, que traz notícias na linguagem infanto-juvenil, focado no público de 8 a 12 anos.
 
Com cinco editoriais: Mundo, Brasil, Cultura, Comportamento e Bem Estar, o Guten News publica semanalmente textos sobre temas relevantes e atuais, que vão desde a escassez da água da região sudeste do país, até como a proteína age na musculatura para ficarmos mais fortes.
 
Além da linguagem adequada aos jovens, o Guten News utiliza jogos, missões e atividades, com o intuito de estimular a leitura e ajudar os leitores mirins a ampliarem sua compreensão dos textos. Disponibilizando games de associação, quizzes, jogos de adivinhação e atividades de autoria, pretendem desenvolver competências essenciais aos jovens leitores, atendendo aos requisitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
 
As competências pretendidas vão além das cognitivas, com o enfoque nas socioemocionais, partindo do pressuposto que o sucesso não está ligado apenas ao bom desempenho na escola, mas sim à manifestação e ao cultivo de características como otimismo, resiliência e rapidez na socialização. 
 
Há um pequeno cadastro a ser preenchido para fazer parte da comunidade, assim como a construção de um avatar e, a partir da primeira tela, seguindo a lógica da gameficação, para cada atividade completada, a criança ganha pontos que ajudam a receber diferentes selos relacionados com uma competência socioemocial, como a curiosidade, comunicabilidade ou criatividade.
 
Veja também:
 

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.