Hoje, essas fichas organizadoras ainda existem em papel, mas é no meio digital que fazem sucesso. Um dos aplicativos de flashcard, assim como são chamadas essas fichas é o Quizlet. Bom para estudar qualquer assunto, de línguas a vocabulário para história, matemática, química, física e biologia não ficam de fora.
Como na ficha em papel há dois lados. Na frente, você pode criar uma pergunta ou afirmação. No verso coloca-se a resposta do que foi perguntado ou afirmado na frente. O usuário que pode ser tanto professor quanto aluno pode adicionar além de texto, imagens e gravar áudio. É sem dúvida, um ótimo método para estudar vocabulário e memorização de conteúdos.
Além do uso tradicional de fichas digitais, o aplicativo permite a criação de seis atividades, incluindo testes de múltipla escolha e jogos. Está disponível gratuitamente na versão web e para os sistemas iOS e Android. O acesso ao aplicativo pode ser feito usando as contas do Google, Facebook ou criando uma conta a partir do seu cadastro no aplicativo.
O processo de criação das fichas é bem simples e intuitivo. Ao deixar público suas criações, outras pessoas poderão usá-las. Assim como você pode fazer uma busca por flashcards prontos para uso imediato. Também, é possível criar pastas para organizar seus flashcards por assunto. Os professores podem criar turmas de alunos e compartilhar com eles o link gerado automaticamente pelo aplicativo para que se inscrevam na turma. No final de cada atividade, o progresso dos alunos fica gravado na conta do professor e serve para medir o quanto o aluno aprendeu.
É uma ótima ferramenta de aprendizado em que o aluno aprende brincando. Não deixe de experimentar Quizlet com seus alunos.
O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.
Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional