À medida que as ferramentas digitais são integradas com a prática pedagógica, surge uma nova cultura em sala de aula e saber como criar experiências de aprendizagem que combinam tecnologia com o currículo é fundamental. Trata-se de uma cultura centrada no aprendizado do aluno e no distanciamento das tradicionais salas de aula centradas no professor.
Dentre os vários recursos que estão à mão do professor, quero destacar as possibilidades que o aplicativo Educreations abre para a produção e o compartilhamento de lições multimídia no formato de vídeos para você e para os seus alunos. Os professores podem convidar os alunos para aulas com um link que é enviado a partir do aplicativo ou por meio de um código. As lições podem ser enviadas por e-mail, incorporadas em um blog, no ambiente virtual de aprendizagem da escola e, ainda, compartilhadas via Facebook, Twitter ou no próprio site Educreations. Você também pode ver e usar as lições criadas por outros professores sobre uma infinidade de temas abordados por professores de todas as áreas e em vários países do mundo.
Você começa a criar uma tela num quadro branco, utilizando as opções do menu suspenso ou escrevendo por meio do teclado real ou do teclado virtual disponível na tela. Você pode inserir e redimensionar imagens e texto, bem como desenhar diretamente nas imagens e não há limite para o número de telas em uma apresentação. Por fim, para deixar sua criação no formato de um vídeo grave um áudio para cada tela e use a ferramenta de edição para deixar sua apresentação atraente.
O aluno pode controlar a lição e trabalhar de forma independente: pausar, retroceder e ouvir novamente as instruções do professor. É um bom recurso para apresentar algo novo, reforçar um conteúdo já visto e também pode ser usado nos processos de avaliação. Proponha ao seu aluno que ele produza um vídeo a partir do que aprendeu ou desafie-o a construir uma  proposta e apresentá-la por meio de um vídeo.
O design do aplicativo é simples, direto e divertido de usar. Está disponível somente na versão iOS. Há duas modalidades de uso, a gratuita e a paga. A diferença principal é que na versão paga o usuário pode salvar o vídeo no rolo de câmera do iPad e usufruir de um espaço de 5GB no servidor do aplicativo para salvar suas apresentações.
Vale a pena conferir esse aplicativo.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Lacerda
Leonardo Lacerda
5 anos atrás

Amigo, estou empolgadíssimo para começar a usar o Educreations para aulas. Porém estou tendo dificuldade de como compartilhar a aula com os alunos. Se o senhor tiver alguma disponibilidade me manda um e-mail leoolacerda2014@gmail.com ajudaria mt pegar um minutinho da experiência que o sr deve ter com o app

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.