O currículo escolar não se resume aos conteúdos a serem ensinados, mas incluem o desenvolvimento de competências fundamentais. As tecnologias e os recursos digitais podem ser um meio potente para o desenvolvimento de competências em sala de aula.
Para que o uso bem sucedido da tecnologia provoque mudanças constantes em aspectos pedagógicos fundamentais, como o currículo e a avaliação, podemos lançar mão do uso de dispositivos móveis, como tablets e celulares, no modelo 1 para 1 (quando cada aluno utiliza um equipamento). O uso cotidiano da tecnologia pelos alunos pode trazer informações importantes sobre a ação pedagógica, suas mudanças e suas permanências.
A leitura de dados nos mais diversos suportes e linguagens é uma das competências necessárias para o cidadão do séc. XXI. Mapas, gráficos e infográficos apresentam dados e informações organizadas de maneira própria. Não são textos escritos, como um livro, mas sua leitura é necessária para a compreensão daquilo que apresentam, que podem ou não vir associado a textos.
A leitura de mapas ganha com as tecnologias fontes e recursos interessantes. Conseguir visualizar fatos em imagens, relacionando-os, independentemente da escala utilizada, é uma competência fundamental. Além de ferramenta de orientação e localização, os mapas foram um recurso importante para a expansão das civilizações, fundamentais para a definição de estratégias militares, para as conquistas e navegações. A ferramenta era utilizada para registrar e tornar públicas as descobertas de novos territórios.
O App History: Maps of World, disponível para
IOS, é uma biblioteca completa de mapas em alta resolução, ideal para historiadores e professores, pois disponibiliza mapas, dos mais antigos até os atuais. Todos trazem referência bibliográfica no rodapé, o que garante a procedência dos dados. Também são separados e catalogados por categorias, por tema e época. Conta também com um sistema de buscas que facilita a pesquisa de um dado específico.
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