Quando se fala em linha do tempo logo nos lembramos da disciplina de história. A produção de linhas do tempo está muito presente no trabalho dessa disciplina, mas elas são também importantes para outras áreas do conhecimento, sempre que é necessário contextualizar fatos, ler, compreender e interpretar a realidade com a ajuda dos acontecimentos passados.

A construção de uma linha do tempo é uma atividade que estimula a criatividade, a articulação de diferentes dados (fotos, textos, números) e favorece a autoria no processo de aprendizagem. Há algum tempo fala-se da importância da autoria digital, a condição para utilizar aplicativos para produzir conhecimento, em atividades lúdicas que favorecem o aprendizado.

Há várias aplicações disponíveis na internet para a produção de linhas do tempo, das mais simples e gratuitas até os aplicativos mais sofisticados. Eu recomendo um aplicativo fácil de usar, o nome dele é RWT Timeline.

O recurso permite aos alunos criar uma representação gráfica de um evento ou de um processo, exibindo itens em sequencia ao longo de uma linha. Cronogramas podem ser organizados por hora, dia, ano ou evento e a ferramenta permite aos usuários criar uma etiqueta com texto descritivo curto ou longo. Ao adicionar uma imagem às etiquetas, a linha do tempo ou o cronograma se tornam muito mais atraentes visualmente.

Sobre seu uso. Basta adicionar, arrastar e reorganizar os itens conforme desejado. É possível salvar os trabalhos para retomar depois e fazer revisões. Terminada a construção da linha do tempo, o usuário pode salvar como imagem no seu dispositivo móvel ou compartilhar como um arquivo em pdf para amigos e familiares via e-mail.

O aplicativo é gratuito e compatível com os sistemas operacionais iOS e Android. Há uma versão que pode ser usada na web com o navegador de sua preferência.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.