Quando eu era criança não me lembro de ter lido, por indicação do professor, nenhuma revista em quadrinhos em sala de aula. Se qualquer aluno fosse visto com uma revistinha, ela era confiscada e somente devolvida com a presença dos pais na escola. Infelizmente, não tive nenhum professor que percebesse as várias possibilidades desse material para o trabalho e o desenvolvimento com qualquer disciplina.

Hoje, os tempos são outros e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) destacam a importância da leitura de vários tipos de texto, o que inclui os quadrinhos. E desenvolver atividades com essa mídia em sala de aula é fundamental. Entre os vários aplicativos disponíveis para criar quadrinhos, o Pixton se destaca por ser gratuito, fácil e rápido para se criar tirinhas.

Para começar, é necessário se conectar na plataforma. Você pode fazer o login com sua conta do Facebook, do Google ou Office 365. Em seguida, você será direcionado para a página inicial com algumas tirinhas feitas por outros usuários. Existem histórias bem interessantes e dá para passar um bom tempo vendo o que os outros criaram.

Já para fazer a sua tirinha, escolha entre três formatos: uma HQ rápida com 3 quadros, uma HQ normal com 3 tirinhas ou o formato grande com uma única imagem que ocupará a página toda. No passo seguinte, você deve escolher um modelo de layout que corresponde à situação na qual a história vai acontecer. Em seguida, é hora de definir os personagens.

Agora que o cenário e os personagens estão escolhidos, a edição da história fica por conta da sua imaginação. Vale acrescentar balões de diálogo, movimentar braços, pernas e objetos pela cena. É possível, ainda, dar um zoom na imagem para destacar a expressão facial do personagem ou valorizar o ambiente em que a cena acontece.

O aplicativo está disponível em três modos de uso. O modo diversão é para usuários que querem apenas brincar e desenvolver suas histórias; o modo empresas, serve ao desenvolvimento de apresentações e conteúdo informativo para funcionários; e o modo professores é feito especialmente para tornar as aulas mais atrativas para os alunos. Há a versão para web, compatível com qualquer navegador e para os sistemas iOS e Android

Vale muito a pena testar o aplicativo. Eu recomendo.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.