O uso do jornal na escola incentiva o trabalho com a leitura e a discussão de ideias sobre as notícias veiculadas nas diversas seções. Entretanto, como a cada dia diminui o número de assinantes do jornal no formato papel, muitos deles estão migrando para o meio digital, nas suas mais diversas formas de apresentação. Indicamos uma ótima ferramenta para que o trabalho com a leitura de jornais seja atualizada, em sintonia com as demandas do século XXI.
 
O jornal online como recurso didático pode ser um importante instrumento, uma vez que é um meio que dispõe de assuntos que permitem a reflexão, proporcionando ao educando inúmeras formas de compreender o mundo.
 
Para os alunos de ensinos fundamental e médio, em especial, a leitura do jornal apresenta a dinâmica social, expõe a vida acontecendo e, como tal, aproxima o educando dos assuntos do momento por meio das diversas mídias, tais como infográficos, fotografias, charges, quadrinhos, propagandas, dentre outros gêneros trabalhados neste recurso. 
 
E para colocar a mão na massa, a plataforma Paper.li é um motor da web 2.0 que permite criar um diário online com as notícias publicadas nas redes sociais e nos principais meios de comunicação disponíveis na internet, de acordo com as hashtags selecionadas pelo usuário, que escolhe também de quais canais as notícias serão retiradas.
 
Além de ser uma excelente ferramenta para fazer curadoria dos conteúdos publicados nas mídias, diariamente, também é indicada para acompanhar os assuntos de interesse do leitor. O processo é muito simples e é possível criar e acompanhar quantos jornais forem selecionados, de acordo com os temas de interesse.
 
A ferramenta detecta automaticamente todas as notícias relevantes para o usuário que criou o periódico, e publica esse conteúdo, possibilitando a atualização constante do assunto, tanto por parte do criador como pelas pessoas interessadas nos temas selecionados. 
 
Pode ser uma ótima ideia para envolver sua comunidade escolar, construindo relacionamentos e atraindo os alunos interessados por um tema, identificando influenciadores, concorrentes e peritos para conversas com foco no assunto de interesse do grupo. Vale tentar!
 

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.