Trabalhar com outras pessoas e compartilhar informações adequadamente são das habilidades mais importantes que podemos construir com alunos e educadores.  Compartilhar conhecimentos e ideias é, também, chave para a aprendizagem.

Nas redes de mídia social, por exemplo, você interage com ideias e informações de diferentes pessoas expressas em diferentes formatos, além de partilhar as suas próprias ideias e compreensões. Ferramentas que apoiem nestas interações são, portanto, de grande valia num mundo conectado. Por isso, neste artigo apresento uma ferramenta surpreendente simples e fácil de usar quando o objetivo é a partilha de ideias em um processo criativo –  o chamado Brainstorming, que significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. Trata-se do Trello.
Embora tenha sido feito para o mundo dos negócios, o aplicativo Trello funciona bem também na educação. O recurso fornece ao professor e seus alunos uma ótima visão sobre todos os projetos e ideias em curso, durante o trabalho. Permite ainda criar placas com listas de ideias. Você pode, também, adicionar e nomear os diferentes cartões para cada lista e anexar  documentos, links, comentários e convidar seus alunos para que editem as placas com as listas. Eles também podem adicionar cartões, o que facilita o registro das ideias num brainstorming.
Outra possibilidade é a criação de placas de trabalho em equipe de seus projetos. Como professor, essas placas que orientam as equipes e permitem o monitoramento do trabalho de seus alunos, por meio do conteúdo que eles adicionam. Entre professores, o aplicativo serve à construção coletiva do planejamento de aulas, projetos e atividades interdisciplinares. A interface simples e os recursos de ‘arrastar e soltar’ torna-o atraente para os alunos, sem perder o foco na atividade fundamental que é compartilhar para ensinar e aprender.
Trello possui algumas funcionalidades pagas, mas os inúmeros recursos que o tornam uma ótima ferramenta para a sala de aula são livres e gratuitos. É apresentado na versão web, para os smartphones e tablets que rodam os sistemas operacionais iOS e Android e, também, como uma extensão do navegador Google Chrome.
Há muitas maneiras de usar Trello em sua sala de aula. Confira o aplicativo e use sua imaginação.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.