Alguma vez você já precisou editar uma imagem ou criar um banner? Possivelmente sim e todas as recomendações indicavam o poderoso Photoshop, certo? Embora o Photoshop seja um programa maravilhoso, ele pode ser um exagero para a edição de imagens no cotidiano da escola. Pequenas criações como um folheto, um cartaz, um aviso podem ser produzidas de um jeito muito mais fácil. Como alternativa, apresento a minha ferramenta web favorita chamada Canva.
Canva é uma ferramenta de design gráfico para a web incluindo uma extensão para o navegador Google Chrome e uma versão para o iPad e iPhone. Os usuários criam uma conta, com um endereço de e-mail ou associam sua conta do Google ou Facebook. O tutorial orienta o uso de seus muitos recursos e chega com uma sacada de marketing: na abertura já avisa que vai ensinar você a criar um design em 45 segundos. E realmente funciona, pois tudo está contemplado no tutorial.
Os usuários podem escolher entre milhares de imagens disponíveis e modelos prontos de design e, ainda, utilizar as suas próprias imagens e criar leiautes originais. Há uma variedade de outros recursos como, por exemplo, ajustar brilho e contraste, redimensionar imagens, sobrepor textos às imagens, adicionar diversas cores e muito mais. Ao terminar a produção, os projetos são salvos automaticamente na nuvem e são acessíveis por meio da página do usuário no app ou no website. Ela pode, então, ser exportada por e-mail, postada nas redes sociais ou salva em formatos JPG, PNG ou PDF. Há, finalmente, a opção de adicionar elementos premium a um custo de 1 dólar cada.
Nossos alunos hoje são aprendizes visuais. Por isso, use o Canva como uma ferramenta de criação para projetos de classe, como modelos de cartazes, desenhos de apresentação, gráficos da web, ícones, imagens de mídia social, infográficos, convites e folhetos. Ou utilize-o para dar um toque de arte atraente e original nas apresentações em sala de aula. Você, professor, pode usá-la para aprimorar os documentos do seu curso, website, blog da sala ou nas mídias sociais.
Se  programas como Photoshop ou Ilustrator têm muitas possibilidades, eles têm um alto custo e demandam maior conhecimento da ferramenta e dos princípios do design. Por estas razões, Canva é uma ótima maneira para produzir rapidamente, com qualidade, associar texto e imagem e compartilhar a produção com facilidade. A flexibilidade para criação e exportação das imagens tornam o Canva uma excelente ferramenta de design gráfico.
Vale a pena conferir. Eu recomendo.
Atualizada em 06/09/2021, às 10h41

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Gustavo Tahan

Gustavo é professor de química, apaixonado por aplicativos de educação e entretenimento. Lecionou em escolas particulares e hoje atua como formador de professores em tecnologia educacional

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.