Conhecer o nosso passado, sem dúvida alguma, nos auxilia a compreender o presente. Se pudermos saber quem foram os nossos antepassados e qual seu percurso até chegar a nós e posteriormente desenhar as redes dos nossos descendentes, estabeleceremos as relações familiares, fazendo um paralelo por meio da história de um lugar ou ainda de um país. A representação gráfica dessas conexões familiares recebe o nome de árvore genealógica.
Veja também:
– Plano de aula: Toda Pessoa tem história – Família
Estimular os estudantes a conhecer um pouco mais sua família e suas origens pode resultar em uma experiência fantástica e desafiadora, pois o primeiro passo é a pesquisa. A procura por documentos, fotografias e a possibilidade de entrevistar alguns parentes pode ser uma forma de conhecer a sua história e levantar dados interessantes e até divertidos.
Uma proposta de atividade que estimule essa construção pode ser usada na área de linguagens ou mesmo em ciências, para estudar e determinar características genéticas dos indivíduos.
O trabalho de levantar a história da família é extremamente dinâmico, entusiástico e apaixonante. Estimule os estudantes a conversar com familiares que possam contar histórias de parentes já falecidos. Vão aprender sobre as alegrias, desafios, sonhos e aspirações que essas pessoas tiveram. O que alcançaram em suas vidas? Eventos engraçados? Sempre tem algumas pérolas…
A partir desse trabalho os antepassados não são mais um número ou um nome em um gráfico, mas personagens que o ajudaram a formar a sua história de vida.
Uma possibilidade interessante de organizar todas essas informações coletadas e ainda convidar outros familiares para complementá-las é o aplicativo intitulado My Heritage. Neste site, você encontrará um gráfico de linhagem excelente para preencher seus dados online depois de fazer seu cadastro. Oriente os alunos a colocar o máximo de informações que puder, assim como nome, data de nascimento, local de nascimento, data e local de casamento e data de falecimento.
O site ensina outros passos para expandir bastante sua árvore genealógica. Está disponível em português e permite importar fotos de suas contas no Picasa, Flickr ou Facebook.
O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.
Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie