Uma das grandes angústias dos professores reside no fato de não poderem atender a todas as necessidades de seus alunos de forma adequada, seja auxiliando os que possuem dificuldades de aprendizagem, motivando e mantendo o interesse deles em aprender, ou atendendo àqueles com os melhores desempenhos.

Sem dúvida que o uso de dispositivos móveis em sala de aula auxilia a personalização do ensino e da aprendizagem, pois a tecnologia pode dar ao professor feedback imediato sobre a compreensão de seus estudantes, mapeando individualmente as dificuldades e pontos de atenção nas habilidades e competências trabalhadas, de modo a reorientar as suas rotas de ensino.
 
Há uma ferramenta para a aprendizagem e sistematização de conceitos matemáticos, destinada a alunos de 8 à 13 anos que permite o feedback de desempenho dos estudantes, pois foi projetado para ajudar a fortalecer a compreensão de conceitos matemáticos.
 
O nome é Math Champ e transforma os dispositivos móveis IOS em um controlador de jogo para ser usado como plataforma de perguntas. Inclui mais de 2.500 questões, mapeadas por conteúdo e nível, envolvendo gráficos, áudio e ferramentas de feedback para identificar as áreas com maior dificuldade de aprendizagem dos alunos. Sugere, ao final de cada nível, outras questões para o aluno praticar, de acordo com as sua deficiências.
 
Há a versão para o professor, o Math Champ Host, em que o professor cria uma classe, insere seus estudantes e habilita os exercícios a serem resolvidos, assim como gerencia as respostas de seus alunos e o Math Champ Client, em que os alunos acessam os exercícios selecionados por seu professor.
 
O desempenho de cada um dos alunos fica marcado no aplicativo do professor, por meio de emblemas, o que significa que pode ser usado como ferramenta de avaliação valiosa em sala de aula, ou em casa como uma forma divertida de praticar para as provas. Badges são concedidos quando um jogador apresentar pontuação superior a 90% em todos os níveis de dificuldade.
 
Os alunos podem também praticar e desenvolver habilidades de acordo com seus interesses, pois podem selecionar áreas específicas e trabalhar em seu próprio ritmo. 
 
O motor adaptativo do aplicativo irá mover os estudantes avançados no sentido do aprimoramento, enquanto que os estudantes que apresentarem dificuldades particulares  terão que resolver questões menos desafiadoras. Essa característica permite que todos os alunos possam aprender em seu próprio ritmo, pois é projetado para envolver e incentivar os alunos a se divertirem enquanto aprendem.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.