A tecnologia nos deu uma enorme quantidade de possibilidades para trabalhar com os alunos. Chromville Science é um aplicativo que engloba conteúdos curriculares de ciências, destinado a alunos do ensino fundamental I. O app utiliza a tecnologia de realidade aumentada, que permite a integração das informações virtuais com visualizações do mundo real. 

O cenário é um planeta educacional e criativo feito para crianças, mas que tem um grande problema: está perdendo sua cor! As páginas com as atividades devem ser impressas, coloridas e depois, por meio de um smartphone ou tablet, passam a ter movimento e interatividade por meio do app, que está disponível tanto para iOS como para Android. O aplicativo prende a atenção dos alunos, motiva o aprendizado e desenvolve a criatividade e a imaginação.
 
Há um número grande de atividades que podem ser impressas, coloridas e depois vistas por meio do app Chromville em realidade aumentada. Reúne temas como planeta Terra, corpo humano, laboratório e seres vivos que estimulam a aprendizagem do ciclo da água, dos planetas, animais e seu habitat, entre muitos outros.
 
As crianças podem mover-se em torno do dispositivo para examinar o modelo de todos os lados e também alternar opções para saber mais. Um bom exemplo é fornecido pela atividade do corpo humano. Um toque de um botão altera um modelo humano. Podem ser vistos os músculos e, em seguida, apenas os ossos. 
 
Para ter uma ideia das possibilidades do aplicativo, assista ao video que apresenta algumas atividades e mostra como são os modelos tridimensionais gerados a partir delas. 
 

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.