É comum falarmos sobre dificuldades em matemática. Ela é uma disciplina complexa com a qual muitos não se identificam. São muitos os motivos para que a matemática seja um ‘problema’ na vida dos estudantes. Grande parte dos alunos apresenta baixo nível de proficiência em relação a essa disciplina e fazer as tarefas em casa pode ser um grande desafio.

A resolução de um problema demanda diversas competências como a leitura e a compreensão do problema, a habilidade para analisar a demanda, o raciocínio matemático e a organização das etapas de resolução.
 
Embora tenha “cola” no nome, o aplicativo Cola Matemática é adequado para verificar o passo a passo de um exercício, com o intuito de compreender a sua resolução, pois não apresenta somente o resultado final. Ele possibilita escolher o tipo de operação ou figura que se quer solucionar, inserir os números, e ver em detalhes como resolver a questão. 
 
É possível escolher entre figuras geométricas, equações ou tabelas de seno, cosseno e tangente. O aplicativo realiza vários cálculos,  tais como MMC (mínimo múltiplo comum), regra de três, equação do 2º grau e conversões numéricas. Resolve também cálculo de medidas de figuras geométricas como trapézio, quadrado, retângulo, hexágono, circunferência inscrita no quadrado e teorema de Pitágoras. 
 
Disponível para iOS e para Android, e completamente gratuito, o  estudante deve usar esta ferramenta como uma espécie de professor digital, para tirar suas dúvidas em quaisquer cálculos, quando estiver estudando e fazendo os seus exercícios em casa.
 

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.