A projeção virtual de espaços é muito usada hoje em dia por arquitetos, decoradores, designers ou mesmo por simples usuários que gostam de reformar suas moradias. Também, é um tipo de experiência que se adequa a muitas propostas curriculares na educação básica.

Com os alunos do fundamental I, a projeção virtual nos auxilia a trabalhar educação cartográfica, possibilitando desenvolver a percepção das relações espaciais e construir conceitos de inclusão, continuidade e vizinhança. Com os alunos mais velhos pode-se trabalhar os conceitos de geometria plana a partir da construção da planta baixa de uma residência. 

Para construir estes projetos, o ideal é ter em mãos aplicativos descomplicados para manuseio. O Roomle é um exemplo de aplicativo adequado para este trabalho. Trata-se de uma ferramenta que permite criar planos de layout de salas, quartos, cozinhas e demais aposentos de uma casa ou apartamento. Destinado ao usuário comum, é direto e bastante conciso.

Está disponível online ou em App para iOS. Ele auxilia o usuário a realizar projetos de ambientes com muitos detalhes. A opção web roda diretamente no navegador, dispensando instalação de softwares e está disponível em português do Brasil. 

Para dar início, deve-se construir as paredes da casa, simplesmente selecionando a ferramenta de desenho e arrastando os pontos para posicionar a nova parede e, posteriormente, escolher o material que deseja utilizar: tijolo, madeira, cimento e vidro são apenas algumas das opções que o programa oferece. 

Ao terminar a planta da casa e colocar as devidas paredes no lugar, é possível colocar janelas, portas e inserir móveis. A caixa "3D" permite visualizar o projeto em três dimensões. Roomle é uma ferramenta completa e muito amigável, oferecendo um meio fácil e gratuito de se trabalhar com plantas e espaços. Certamente vai conquistar alunos e professores.

 

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.