Uma das tarefas primordiais dos professores de língua portuguesa é a formação de leitores e escritores competentes. Escrever ou produzir um texto é um ato comunicativo. Utilizar os meios digitais, tão arraigados entre os nossos estudantes, pode ser uma maneira de estimular essa produção.

O exercício da escrita obriga os alunos a terem presente o ponto de vista dos outros, dos futuros leitores. Por isso, planejar e revisar mais de uma vez são ações imprescindíveis no processo de produção de um livro. Os meios digitais facilitam essas ações, permitindo que vários suportes possam ser utilizados no processo.
Há muita discussão em torno do futuro do livro e seus formatos. As dúvidas recaem sobre a mudança para o meio digital que, segundo o mercado editorial, seria uma forma de facilitar a distribuição e ampliar o número de leitores.
Além de um novo suporte para a leitura, o livro eletrônico vem impactando o processo de criação, pois amplia as mídias que podem ser inseridas para incitar novas experiências de leitura, tais como galerias de imagens, vídeos, sons e narrações e ferramentas de interatividade.
Um aplicativo que permite a autoria dos estudantes é o Book Creator, que possibilita escrever seu próprio livro no formato e-book e depois compartilhá-lo por meio eletrônico.
Prática, rápida e simples, a plataforma permite adicionar imagens e fotos a partir do dispositivo móvel ou inseri-las diretamente da web. Permite, ainda, inserir e editar textos, narrar, inserir som, importar vídeo, desenhar diretamente no livro e selecionar formato e cor das páginas.
A experiência de coautoria tem sido muito valorizada e, para convidar um colaborador para auxiliar na criação do livro, basta salvar o arquivo no Dropbox ou Google Drive e compartilhar com um amigo.
Depois de terminada a criação do livro, é possível exportá-lo para ser lido no Google Play Books, no caso do Android, ou ainda no iBooks, se utilizar iOS.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

Autor Solange Giardino

Solange é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, se especializou em Informática Aplicada à Educação na PUC-SP e em Educação à Distância na FGV. Hoje, professora de tecnologia de educação no Colégio Dante Alighieri e da pós-graduação Tecnologia Educacional no Mackenzie

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.