A Universidade Estadual Paulista (Unesp) elaborou um projeto de uma série de podcasts que apresenta ao público curiosidades sobre os hinos e as bandeiras das nações participantes da Copa do Mundo de 2018, que acontece na Rússia. Os áudios podem ser encontrados no site da universidade com o título “[Especiais Bandeiras Copa 2018]”.

“O especial tem por objetivo levar ao público em geral as principais características que envolvem a origem, significado e história das bandeiras e hinos dos países participantes”, explica o doutor em geografia pela Unesp em Rio Claro e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Tiago José Berg.

Já estão disponíveis programas com foco em países como: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Egito, Espanha, França, Japão, Inglaterra, Irã, Islândia, Marrocos, México, Nigéria, Panamá, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Tunísia e Uruguai.

Segundo Berg, as informações trazidas nos podcasts podem ilustrar alguns conteúdos curriculares para os alunos. A Revolução Francesa, por exemplo, pode ser explicada pela história da bandeira da França, vinculada à queda da Bastilha. “A bandeira surgiu naquele momento para mostrar que o Rei, que usava um estandarte branco, havia feito acordo com o povo e com a cidade de Paris, que usava uma bandeira em azul e vermelho”, relata Berg. “A bandeira da Rússia pode ser usada em geografia, pois traz nas suas cores os seguintes significados: o branco para as calotas polares, o azul para o oceano Ártico, o vermelho para o território, como o país mais longitudinal do mundo”, complementa.

Já os professores de sociologia e filosofia podem trabalhar o conceito de identidade: a bandeira do Egito usa as cores pan-árabes e a Arábia Saudita possui uma escrita religiosa em seu lábaro. “O hino da Espanha não tem letra, e é possível trabalhar os regionalismos e separatismos no país, com o caso dos catalães e bascos. A letra do hino da Rússia foi alterada com o fim da União Soviética. O hino da Polônia fala do processo de repartição do país no século XIX e luta pela independência novamente”, acrescenta.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Veja 4 livros para trabalhar a cultura popular e o folclore

Conteúdos estão previstos nas áreas de artes, linguagens e ciências humanas e sociais aplicadas

há 4 dias
Notícias

Confira 5 livros para conhecer as máscaras teatrais

Além das aulas de artes, objetos podem ser trabalhados em biologia, geografia, literatura e matemática

há 3 semanas
Notícias

Ouça 4 podcasts que exploram as Grandes Navegações

Programas explicam o período da expansão marítima e por que Portugal foi pioneiro na travessia dos mares

há 1 mês
Notícias

Conheça 6 livros para explorar a arte indígena com os alunos

Obras abordam adornos plumários, pintura corporal e grafismos em cerâmica, pedra e papel

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.