Estudantes de escolas públicas de São Paulo que sofreram situações de discriminação ou intimidação pela internet, o cyberbullying, ajudaram a elaborar a revista em quadrinhos Segredos do Meta – a verdade por trás das redes.
A publicação é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Prevenção e Intervenção à Violência (Lapiv), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desde 2013, o projeto atua promovendo rodas de conversa com alunos a partir de 11 anos sobre uso cidadão das redes sociais e formas de se proteger virtualmente. Nos encontros, os jovens também são estimulados a refletir sobre os riscos das supostas “brincadeiras” em ambiente virtual e sobre prevenção ao suicídio – uma das consequências do cyberbullying. A HQ é direcionada a jovens e pode ser acessada gratuitamente pela internet.
Os relatos dos estudantes colhidos ao longo dos anos também serviu de matéria prima para os coordenadores do projeto elaborarem “10 mandamentos contra o cyberbullying”. A lista foi publicada ao final da revista em quadrinhos e contém dicas como: nunca responder quando estiver com raiva; e arquivar todo o tipo de agressão sofrida nas redes sociais ou nos aplicativos de trocas de mensagem.
Cyberbullying
De acordo com os últimos dados divulgados pela SaferNet – órgão contra crimes e violações dos Direitos Humanos na internet, que recebe denúncias e pedidos de ajuda pelo canal gratuito Helpline – os casos de cyberbullying cresceram no último ano. Foram 265 denúncias recebidas em 2015, contra 321 em 2016. O Helpline é um canal gratuito e pode ser utilizado por pessoas de todas as idades de forma anônima.
Com Agência Brasil.