O Natal se aproxima e o portal NET Educação reuniu doze livros para entrar no clima. Dentre as sugestões, interpretações dessa história milenar para leitura sozinho ou acompanhado de pequenos e pequenas.

Todo ano, a celebração mundial dos cristãos utiliza símbolos e seus significados para contar a história do nascimento de Jesus. Abaixo uma reunião de títulos que tratam desses símbolos e suas transformações no decorrer dos séculos. 
 
Para uns, o tempo é de festa, solidariedade e meditação sobre o ano que passou. Para outros, as festividades não tem tanto sentido ou trata-se da época de esperar pelo presente do Papai Noel. De uma forma ou de outra, todos vivem anualmente essa tradição e nada como uma boa leitura para compreender e relaxar nesta época.
 

Como o Grinch roubou o Natal, de Theodor Seuss Geisel (Dr. Seuss)
Companhia das Letrinhas, 2010
 
Grinch é um monstrinho de personalidade avessa, nervoso e emburrado, não quer deixar as festas natalinas acontecerem. Durante os preparativos, de sua caverna, fica observando quem se anima e com cara azeda odeia toda aquela confusão de arrumação. Todos ocupados e o monstrinho a odiar quem na aldeia se animava a enfeitar. Grinch é um dos personagens mais famosos do Dr. Seuss e já foi interpretado por Jim Carrey no cinema.  
 
 
 
 
 
 
 
 

Contos para um Natal brasileiro, de Rubens Fonseca, João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles e outros
Relume Dumará, 1996
 
“Contos para um Natal Brasileiro” reúne 16 histórias de estilos bem diferentes. Desde Missa do Galo, de Machado de Assis, até A, B, C, D…, de Paulo Coelho. Em O Outro, de Rubem Fonseca, e Segundo Nego de Roseno, de Antônio Torres, a solidariedade é a temática principal. O livro também traz três conhecidas boas histórias natalinas: Lembrança de Dona Inácia, de Antonio Callado, Natal na Barca, de Lygia Fagundes Telles, e Este Natal, de Carlos Drummond de Andrade. No conto O Anti-Natal de 1951, Carlos Sussekind relata a burocracia enfrentada por um pai que se propõe a passar o Natal com o filho dentro de um trem, entre Rio e São Paulo.
 
 
 
 
 
 

Contos de Natal, de Vilma Maria da Silva (Org.)
Landy, 2006
 
Essa coletânea reúne 13 contos de Natal de escritores dos séculos XIX, XX e de contemporâneos. Contos de autores como Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Machado de Assis, Eça de Queirós e Lima Barreto estão presentes. São contos de várias épocas e tendências. Em alguns, o cenário e a referência bíblica estão presentes. Em outros, são retratados os sentimentos humanos em relação ao Natal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um conto de Natal, de Charles Dickens
L&PM, 2011.
 
Scrooge é o personagem principal deste livro escrito em 1843. Um homem de negócios, solitário e rabugento, que vive em Londres. Não demonstra afeto nem empatia com ninguém, só se interessa por seus lucros. O personagem do Tio Patinhas, da Disney, foi inspirado nele. Na época do Natal, o frio chega e junto ele recebe uma visita de seu ex-sócio que vai mudar toda a sua vida.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Meditação de Natal, de Hélio Pellegrino
Planeta do Brasil, 2003
 
Um livro que trata da sensibilidade, pode ser lido para crianças e compreendido mais profundamente por adultos. As ilustrações de Odilon Moraes, ambientadas por Mauricio Paraguassu, compõem um cenário perfeitamente delicado para as meditações natalinas.
 
 

Feliz Natal, Ninoca!, de Lucy Cousins
Ática, 2000
 
Chega a época do Natal e a ratinha Ninoca se prepara para comemorar. Desde comprar e embrulhar os presentes até abrir os cartões e se divertir com os amigos. O livro mostra o ritual que precede a festa e a chegada do Papai Noel!
 
 
 
 
 
 
 
O Natal da turma do Snoopy, de Charles M. Schulz Cosac Naif, 2010
 
O livro reúne uma seleção dos melhores cartoons criados por Schulz.  No compilado, “O Natal da turma do Snoopy” tem 230 tirinhas natalinas, organizadas em ordem cronológica, de 1950 a 1990. O livro foi lançado dez anos após a morte do artista. Um presente para quem é fã desta turma, seja ele adulto ou criança.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Folia de Reis: a festa em Cordel, de Fabio Sombra
Escrita Fina, 2011
 
De origem portuguesa, a “Folia de Reis” é uma festa católica ligada à comemoração do Natal. Conta a história dos três reis magos que visitaram Jesus, após o seu nascimento, levando presentes, em 6 de janeiro. No Brasil, as folias ganharam novas cores, novas músicas e novas maneiras de serem festejadas. Neste livro, pode-se acompanhar os foliões em suas visitas de casa em casa, conhecendo os instrumentos, as comidas e as tradições. Tudo isto contado em versos e rimas de cordel.
 
 

Numa Véspera de Natal, de Júlio Emilio Braz
Moderna, 2003
 
O livro versa sobre um episódio de infância do narrador. É uma história simples, em que se desenham discussões filosóficas sobre a vida e a morte, sobre o sofrimento, os laços de família e a importância da solidariedade.
 
 
 
 
 

O Natal do carteiro, de Janet & Alan Ahlberg Companhia das Letrinhas, 2010
 
Aborda a função do carteiro no Natal e as surpresas das cartas e dos presentes. No Natal, ele trabalha muito para entregar todas as correspondências e pedidos. Ao acompanhar a história do carteiro, as crianças reconhecem a importância dessa profissão e também encontram os envelopes recheados de cartas, cartões e presentinhos. Desta maneira, aprendem a manter uma tradição milenar que, mesmo com o avanço tecnológico, nunca perderá a sua função e seu charme.
 
 
 

Mistério de Natal, de Jostein Gaarder
Companhia das Letras, 1992
 
Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar à cidade de Belém, onde vão homenagear um menino recém-nascido. Fazem muitas paradas, todas com um significado especial. Terminada a viagem, Joaquim tem o coração tomado de amor fraterno e está convencido de que o Natal é a festa de aniversário mais bonita do mundo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Porque colocamos estrelas nas árvores de Natal, de Nadis Heppell
Aletria, 2011
 
É um conto de Natal escrito e ilustrado pela russa Nadia Heppel. Uma história de amizade entre a limpadora de estrelas, Zara e o cão, Lurijo, e sobre o enfeite que mudará o critério dos jurados do concurso da Árvore de Natal mais bonita e da tradição do que se colocar no topo de uma árvore. As ilustrações são verdadeiras obras de arte e tornam ainda mais poética essa linda história sobre amizade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

19 planos de aula para ensinar história do Brasil

Materiais abordam povos originários, colonização, escravismo, repúblicas e ditadura

há 3 dias
Notícias

4 livros para estreitar a relação entre família e escola

Obras abordam os benefícios da colaboração mútua para o desenvolvimento dos alunos

há 6 dias
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 1 mês
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.