Para ajudar a divulgar a ciência para alunos do ensino infantil e primeiros anos do ensino fundamental, o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) lançou o livro “Nos trilhos da Ciência”. Voltada para crianças dos 5 aos 10 anos de idade, a publicação conta, de forma lúdica, os caminhos percorridos pelo cientista brasileiro Carlos Chagas ao descobrir a doença de Chagas.
Em suas pesquisas, ele encontrou três pontos relacionados à enfermidade que eram, até então, desconhecidos: o inseto conhecido como barbeiro que transmitia a doença por meio de seu cocô; o microrganismo causador da enfermidade, o Trypanosoma cruzi; e os sintomas da doença, que acabou por receber o seu nome.
A história se inicia no Rio de Janeiro, quando o tutor de Carlos Chagas, o médico Oswaldo Cruz, enviou o pesquisador ao interior de Minas Gerais para atender trabalhadores que estavam padecendo de malária. Chegando lá, ele descobriu um novo inseto que picava os moradores no rosto, apelidado de barbeiro.
Motivado por curiosidade, resolveu analisá-lo ao microscópio e percebeu que havia microrganismos que habitavam o intestino do inseto. A história se desenrola até o momento em que todo o ciclo da doença é desvendado.
Além de estar disponível online, o e-book também conta com a opção de audiodescrição.
Veja mais:
Plano de aula – Doenças infecciosas: Mal de Chagas
Crédito das imagens principais: print livro “Nos trilhos da Ciência”