As migrações internacionais dos dias atuais apresentam características diferentes das ocorridas nos séculos 19 e 20. Entre as mudanças, está a intensificação da migração Sul-Sul, ou seja, de pessoas entre e em direção aos países da América Latina e Caribe, bem como de movimentos migratórios oriundos da África e de países como Síria, Líbano, Paquistão, Bangladesh e Nepal.

Esses e outros aspectos são analisados no livro “Migrações Sul-Sul”, desenvolvido por pesquisadores do Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó” (Nepo), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A obra está disponível gratuitamente na internet.

“As mudanças internacionais atuais trazem fluxos migratórios sem raízes históricas com o Brasil, além de serem compostas majoritariamente por uma população não-branca, diferente da imigração européia do século 19 e início do século 20”, destaca a professora do Nepo, Rosana Baeninger.

“O livro aponta as novas direções do deslocamento internacional, refletindo o novo cenário do Brasil na geopolítica mundial e na arena global das migrações. Nesse sentido, professores de geografia podem se beneficiar do material”, complementa. Segundo ainda Baeninger, o entendimento dessa dinâmica é essencial para preparar a sociedade para as novas características da migração internacional e eliminar discriminações e preconceitos contra o imigrante.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

19 planos de aula para ensinar história do Brasil

Materiais abordam povos originários, colonização, escravismo, repúblicas e ditadura

há 14 horas
Notícias

4 livros para estreitar a relação entre família e escola

Obras abordam os benefícios da colaboração mútua para o desenvolvimento dos alunos

há 4 dias
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 1 mês
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.