O livro “Corpo, cultura e educação” acaba de ser traduzido e disponibilizado gratuitamente na internet pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). A obra é assinada pelo doutor em pedagogia e professor pela Universidade Aberta da Catalunha, Jordi Planella Ribera, e foi traduzida por Maria José Jorente, Natalia Nakano e Lais Alpi Landim.
Em seus capítulos, o livro aborda os diferentes discursos sobre o corpo a partir de dimensões sociais, a forma como o corpo foi retratado na história, o corpo como instrumento de reflexão e de construção social e, por fim, como a pedagogia entende e opera sobre os corpos dos educandos.
“Relacionar corpo e educação é um tema novo, pois isso ainda é um tabu na educação brasileira. Contudo, deve-se ter em conta que não é possível pensar o ser humano sem ter presente a estrutura física. A pergunta: ‘o corpo nos é dado naturalmente ou é uma construção social que se transforma por momentos históricos e contextos sociais e culturais?’ deve ser respondida”, explica Jorente.
Como contribuição para os educadores, o livro aborda as formas como a pedagogia, ao longo da história, relacionou-se com o corpo. “Por muito tempo, essa relação foi normativa, de opressão e repressão às liberdades e às individualidades corporais. O que muitas vezes significou um entrave a uma educação em que os sujeitos pedagógicos fossem os atores de suas corporeidades”, opina a professora.
Segundo a docente, a publicação traz novas perspectivas sobre a relação entre o corpo e a educação. “Isso contribui para que educadores e professores possam exercer uma pedagogia performativa, em que os educandos desenhem, por meio dos desejos e das vivências, aquilo que querem ser, e como querem concretizar suas corporeidades”, complementa.