O livro “Corpo, cultura e educação” acaba de ser traduzido e disponibilizado gratuitamente na internet pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). A obra é assinada pelo doutor em pedagogia e professor pela Universidade Aberta da Catalunha, Jordi Planella Ribera, e foi traduzida por Maria José Jorente, Natalia Nakano e Lais Alpi Landim.

Em seus capítulos, o livro aborda os diferentes discursos sobre o corpo a partir de dimensões sociais, a forma como o corpo foi retratado na história, o corpo como instrumento de reflexão e de construção social e, por fim, como a pedagogia entende e opera sobre os corpos dos educandos.

“Relacionar corpo e educação é um tema novo, pois isso ainda é um tabu na educação brasileira. Contudo, deve-se ter em conta que não é possível pensar o ser humano sem ter presente a estrutura física. A pergunta: ‘o corpo nos é dado naturalmente ou é uma construção social que se transforma por momentos históricos e contextos sociais e culturais?’ deve ser respondida”, explica Jorente.

Como contribuição para os educadores, o livro aborda as formas como a pedagogia, ao longo da história, relacionou-se com o corpo. “Por muito tempo, essa relação foi normativa, de opressão e repressão às liberdades e às individualidades corporais. O que muitas vezes significou um entrave a uma educação em que os sujeitos pedagógicos fossem os atores de suas corporeidades”, opina a professora.

Segundo a docente, a publicação traz novas perspectivas sobre a relação entre o corpo e a educação. “Isso contribui para que educadores e professores possam exercer uma pedagogia performativa, em que os educandos desenhem, por meio dos desejos e das vivências, aquilo que querem ser, e como querem concretizar suas corporeidades”, complementa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

6 links para conhecer a pedagogia da alternância

Livros gratuitos e vídeos apresentam desafios da modalidade quando aplicada à realidade brasileira

há 3 anos
Notícias

Método e didática de Paulo Freire são apresentados em e-book gratuito

Material é resultado de formação oferecida por pesquisadores da obra do patrono da educação brasileira

há 4 anos
Notícias

7 livros para entender a etnomatemática

Campo do conhecimento considera características culturais, sociais e históricas dos alunos para criar estratégias pedagógicas

há 4 anos
Notícias

Projeto de alunas de pedagogia disponibiliza atividades na internet para professor de língua portuguesa

Materiais visam revisão e aprofundamento de conteúdos para o ensino fundamental I

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.