No dia 2 de maio de 1997, o Brasil se despedia de Paulo Freire, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Ainda hoje, Freire é considerado o educador brasileiro de maior reconhecimento nacional e internacional. Sua pedagogia visava promover a conscientização política e social dos alunos, o desenvolvimento da sua criticidade e a valorização da bagagem cultural de cada estudante em sala de aula.
Duas décadas após sua morte, a pedagogia freiriana ainda continua atual, aproximando-se de problemáticas contemporâneas e contribuindo às práticas educativas. Relembre a trajetória de Paulo Freire.
Biografia
Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife (PE);  Graduado em Direito, foi professor de Língua Portuguesa do Colégio Oswaldo Cruz  e diretor  do setor de Educação e Cultura do SESI (Serviço Social da Indústria), de 1947-1954. No final da década de 50, elaborou a filosofia de alfabetização para adultos que, posteriormente, seria chamada de Método Paulo Freire.
Perseguido e exilado do país durante o regime militar (1964-1986), trabalhou como professor na Universidade de Harvard e foi Consultor Especial do Departamento de Educação do Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra (Suíça). Retornou ao Brasil em 1980, onde, ao final da década, tornou-se Secretário de Educação no Município de São Paulo. Em abril de 1997, lançou o seu último livro: “Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa”. Ao longo da sua vida, recebeu o título de doutor Honoris Causa por vinte e sete universidades.
Com Instituto Paulo Freire.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.