A Revolta dos Malês foi um levante de escravos, de maioria muçulmana, que ocorreu em Salvador (BA) entre os dias 24 e 25 de janeiro de 1835. O nome do movimento se deu devido a origem islâmica dos principais organizadores e integrantes da iniciativa. Para ajudar a trazer esse tema para a sala de aula, a empresa Strike Games, em parceria com o governo do estado da Bahia, desenvolveu o jogo “Sociedade Nagô – O Resgate”.
Ele está disponível gratuitamente no Google Play, para smartphones com sistema operacional Android e também pode ser acessado via desktop, em computadores que possuem sistema operacional Windows.
O aplicativo gamificado tem o objetivo de servir de ferramenta histórica e pedagógica. Para isso, mescla fatos do presente com o momento da Revolta dos Malês. O gênero do jogo é o chamado “point and click”, no qual o usuário deve apontar e clicar para explorar objetos e cenários. Na narrativa do game, os personagens procuram o jogador para contar informações históricas importantes ajudando o aluno a descobrir novos fatos e superar desafios.
Veja mais:
Game gratuito da USP apresenta cotidiano da Roma Antiga a alunos da educação básica
Game educativo ensina cultura e história africana
Games ampliam a percepção da política como ferramenta de transformação da realidade
Crédito da imagem: reprodução site Sociedade Nagô