Publicado em
1 de abril de 2014
Em 2014, o golpe que instaurou a ditadura militar no Brasil completa 50 anos. Historicamente denominado como os anos de chumbo, o período dos militares no poder foi marcado pela cassação de direitos civis, censura à imprensa, repressão violenta das manifestações populares, assassinatos e torturas. O NET Educação preparou um especial para lembrar o acontecimento histórico.
No dia 31 de março de 1964, o general Olímpio Mourão Filho deslocou três mil soldados do Destacamento Tiradentes, de Belo Horizonte (MG), em direção ao Rio de Janeiro (RJ) para consolidar o golpe de Estado que garantiria aos militares 21 anos de governo.
O então marechal Castelo Branco assumiu o comando do país e o presidente João Goulart se exilou no Uruguai. O sucessor Artur da Costa e Silva iniciou o processo de radicalização do regime com a promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), baixado em 1968, que lhe deu poderes para fechar o Congresso Nacional, cassar o mandato de políticos e legalizar a repressão. Estudantes, artistas, intelectuais e políticos opositores à ditadura tiveram que se exilar do país.
Confira os conteúdos abaixo:
Please login to comment
0 Comentários