Acaba de ser lançado no Brasil o primeiro e-book com conteúdo voltado para a proteção de crianças e jovens na Internet, Proteja nossas Crianças e Jovens. O livro digital, produzido pela AVG Brasil, propõe um debate entre diversas instâncias da sociedade em torno da nova realidade de informação e conexão de crianças e jovens, além de abordar a necessidade de orientar pais e educadores.

O livro digital apresenta uma série de pesquisas realizadas em diversos países – inclusive no Brasil – entre 2010 e 2013, que mostra a entrada no mundo virtual e uso de dispositivos digitais por bebês, crianças e jovens. Os estudos revelam que os pequenos passam pelo processo de “amadurecimento tecnológico” cada vez mais precocemente, e revelam dados curiosos como o fato de 81% das crianças com menos de dois anos já terem algum tipo de perfil na Internet.

Além de revelar um novo cenário, o livro incita o debate em torno das responsabilidades na proteção dessas crianças e jovens, levantando questões como: Quem deve educar os jovens sobre segurança e privacidade na Internet, pais ou escolas? Os pais devem controlar os conteúdos vistos e postados por seus filhos? Até onde vai a privacidade das crianças na rede e até onde seus pais devem interferir? Qual é o papel do poder público diante de violações e crimes contra crianças na Internet?

“Com centenas de casos de exploração sexual, bullying e violência contra jovens e crianças na Internet sendo expostos todos os dias nos noticiários, o tema do livro e a necessidade do debate se mostram fundamentais”, explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil. “Acreditamos que o e-book possa ser o início de uma série de ações que fortaleçam a discussão e gere iniciativas concretas para a proteção de nossas crianças”, finaliza Sumrell.

Baixe aqui o e-book Proteja nossas Crianças e Jovens!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

7 sites de pesquisa acadêmica para apresentar aos alunos

Plataformas ajudam estudantes a utilizarem a web para a construção do conhecimento científico

há 3 anos
Notícias

Guia ensina professores sobre uso responsável da internet dentro e fora da sala de aula

Publicação explica sobre exposição na internet, danos de imagem e liberdade de expressão

há 4 anos
Notícias

Cresce o número de crianças e jovens que acessam a internet para lerem notícias, aponta pesquisa

TIC Kids Online mostrou aumento de 34% para 51%, entre levantamentos de 2013 e 2018

há 4 anos
Notícias

Curso capacita profissionais da educação sobre uso responsável da internet

Formação gratuita traz orientações sobre cyberbullying, exposição na rede e liberdade de expressão

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.