Poesia lírica, sátira e textos jornalísticos compõem a obra de Olavo Bilac (1865-1918), conhecido como principal representante do parnasianismo no país e apelidado popularmente de “príncipe dos poetas brasileiros”. E uma parte da sua produção se encontra disponível gratuitamente no e-book “Sátiras”, lançado pela editora Unesp em parceria com a Universidade de Lisboa (Portugal).
A publicação reúne poemas e crônicas publicados principalmente em periódicos de 1887 a 1905. Em aproximadamente 200 páginas, os textos são distribuídos em poemas herói-cômicos, esquetes, sonetos, odes, crônicas, canções, fábula e epigramas. Há ainda uma seção para as crônicas versificadas: textos com rimas e ritmo regular, mas que realizam comentários bem-humorados de fatos cotidianos.
Segundo o responsável pela edição e pelo estudo crítico da obra, Alvaro Simões Junior, mesmo os textos satíricos em verso, muitos assinados por pseudônimos, apresentavam estrofes, metrificação, rimas e ritmo regulares, sendo, em suma, parnasianos. Além disso, há o uso de gírias e expressões coloquiais, comuns no estilo de sátira.
Olavo Bilac foi jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro. Ele foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias. Antes de ingressar na carreira de jornalista, chegou a cursar medicina. Ao final da vida, trabalhou como inspetor escolar.
Veja mais:
Ensinar Olavo Bilac também inclui apresentar sátira, crônicas e produção jornalística
7 livros para conhecer a obra de Olavo Bilac
Plano de aula – Olavo Bilac
Site Universia Brasil disponibiliza livros de Olavo Bilac para download gratuito