Escrever, ler e calcular. Os ensinamentos básicos da escola já não são mais suficientes para o século 21. “Estratégias gerais para resolver problemas ganham mais importância do que o conhecimento de soluções específicas”, afirma o consultor e professor da Universidade de Nova York, Jim Lengel.
Especialista em Educação 3.0, ele concedeu entrevista exclusiva sobre o assunto ao NET Educação, antes de sua chegada em São Paulo (SP). Na próxima segunda-feira (1/10), ele participa do Congresso InovaEduca 3.0.
Confira abaixo o que Lengel fala sobre a escola contextualizada no mundo atual e as barreiras que podem ser ultrapassadas com as tecnologias digitais.
NET Educação – As formas de ensinar e aprender estão em transformação. Quais são as principais modificações que você identifica?
Jim Lengel – Os conhecimentos e habilidades que nossos alunos precisam para suas vidas e para trabalhar no futuro são diferentes daquelas que aprendemos no passado. Apenas escrever, ler e calcular não são mais suficientes para estar no mercado. As habilidades de colaboração, criatividade e inovação são tão importantes quanto. Estratégias gerais para resolver problemas ganham mais importância do que o conhecimento de soluções específicas. Uma compreensão dos conceitos de beleza, verdade e justiça é mais importante do que saber sobre gerúndio e reticências.
NET Educação – As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na aprendizagem. Elas abrem espaço para uma educação colaborativa?
Lengel – A colaboração entre os alunos é uma peça central da Educação 3.0. As atribuições dos estudantes são baseadas em leitura, escrita, matemática, ciências e artes, mas também é exigido deles a colaboração com outros estudantes. Os problemas atribuídos pelos professores, na maioria dos casos, não deve mais ter resposta única.
NET Educação – Qual é o maior ganho disso?
Lengel – Estas abordagens imitam o tipo de trabalho que os alunos terão de fazer na universidade moderna e no local de trabalho moderno. Na Educação 3.0, os alunos também podem aproveitar para colocar em prática sua curiosidade natural, desenvolverem-se socialmente, e deixar aflorar a criatividade que geralmente os jovens têm, e que as escolas tradicionais muitas vezes restringem.
NET Educação – Que tipo de alunos a educação 3.0 produz?
Lengel – Os cidadãos do século 21 precisam completar suas habilidades fundamentais e seu conhecimento. Há muito debate sobre quais exatamente são essas “habilidades do século 21”, mas que podem ser divididas em oito grupos:
• Reunir, sintetizar e analisar informações.
• Trabalhar de forma autônoma com um alto padrão, e supervisão mínima.
• Liderar bem uma equipe.
• Ser criativo e transformar a criatividade em ação.
• Pensar criticamente e fazer as perguntas certas.
• Esforçar-se para entender as perspectivas dos outros e entender a totalidade de um problema.
• Saber usar a comunicação de forma eficaz, na maioria das vezes usando a tecnologia.
• Trabalhar eticamente, tanto na sua própria sociedade como no mundo todo
NET Educação – Que tipo de fronteiras podem ser ultrapassadas com as tecnologias digitais?
Lengel – Para ter sucesso em ambientes acadêmicos e de negócios hoje, nossos alunos precisam ser capazes de usar os recursos de informação digital, que facilita a aprendizagem e atuação no mercado. Estar preparado para uma economia cada vez mais global significa precisar aprender a viver e trabalhar com pessoas de culturas distantes e línguas desconhecidas. Para ser competitivo com os seus pares, eles precisam ser capazes de usar o meio online como uma biblioteca e centro de aprendizagem. Dispositivos digitais móveis nas mãos de todos os professores e alunos lhes permitirão aprender a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer meio de comunicação, bem como lidar com as tarefas administrativas associadas com a escola.
NET Educação – Com a adoção das tecnologias digitais dentro e fora das salas de aula, muitos professores se sentem perdidos. Como fazer para colocar em prática demandas do mundo atual que são novidades até para o próprio educador?
Lengel – Não são muitos professores que estão preparados para levar seus alunos rumo à Educação 3.0. Assim, com base no trabalho de escolas que estão se movendo nessa direção, e em faculdades formando profissionais para trabalhar em tais escolas, desenvolvemos uma lista de competências gerais e pessoais. Computadores, redes e outros dispositivos: o professor deve ser capaz de trabalhar com isso nas tarefas do dia-a-dia que são comuns na Educação 3.0 e em ambientes de trabalho 3.0. Essas competências tecnológicas dos professores são descritas em detalhes no capítulo 3 do meu novo livro “Educação 3.0”.
NET Educação – Poderia falar um pouco mais sobre isso?
Lengel – Os professores precisam entrar na estrada da velocidade da informação. [Usando uma metáfora], eles têm um carro novo (um dispositivo digital), devem aprender a dirigir, e em seguida, encontrar novos destinos que nunca poderiam alcançar enquanto viajavam a pé. Eles precisam desenvolver eles mesmos um mapa das possibilidades digitais em seu campo, e começar a explorar. Para ver um exemplo de como os professores estão se preparando para esta nova forma de aprendizagem, veja o que o corpo docente da “Hunter College School of Education”, em Nova York, tem feito, ao exigir competências tecnológicas, no site [em inglês].
NET Educação – Qual é o papel do educador no contexto da aprendizagem junto às novas tecnologias digitais? Ele ainda é fundamental?
Lengel – O papel do educador torna-se mais importante na Educação 3.0. Meu colega David Steiner, da “Hunter College”, diz: “ensinar os alunos a alcançar a autoaprendizagem, permitir-lhes realizar uma profunda pesquisa em torno de temas realmente desafiadores, estimular a resolução de problemas em equipe, incentivá-los a se tornarem autores de seus trabalhos em ambientes multimídia, criar oportunidades de aprendizado que explodem com a concepção do século 19, quando os sinos definiam quando entrar na sala de aula”, tudo isso e muito mais é colocado sobre os ombros do educador moderno. Esse não é um fardo fácil de carregar.
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