O Plano Real foi um conjunto de medidas econômicas adotadas no Brasil em 1994, com o objetivo de controlar a hiperinflação que atingia o país desde a década de 1980. Ele introduziu uma nova moeda, o real, que passou a substituir o cruzeiro real e trouxe mais estabilidade para a economia. O plano também envolveu políticas de controle dos gastos públicos e mecanismos para dar credibilidade à nova moeda.
Esse conteúdo costuma ser estudado no nono ano do ensino fundamental e retomado no ensino médio. Por meio dele, os alunos também podem compreender o processo de redemocratização do Brasil após a ditadura militar (1964-1985) e as transformações políticas, econômicas e sociais que marcaram as décadas seguintes.
Estudar o Plano Real também permite entender como as políticas econômicas influenciam a vida cotidiana das pessoas, por meio dos preços dos produtos e do poder de compra, e como isso reflete na estabilidade do país. Além disso, possibilita que os estudantes façam conexões entre passado e presente, analisando como decisões políticas e econômicas moldam a sociedade.
A seguir, conheça quatro livros que ajudam professores a explicar o Plano Real, seu contexto de criação e suas consequências na sociedade brasileira.
A moeda e a lei – Uma história monetária brasileira, 1933-2013
Gustavo Franco, Editora Zahar, 2018
A obra reconstrói a trajetória da moeda brasileira, marcada por instabilidade, hiperinflação, sucessivos planos econômicos e mudanças de padrões monetários. Analisa o rompimento global do vínculo do dinheiro com o ouro em 1933 e a experiência singular do Brasil, com congelamentos, confiscos, crises e tentativas de estabilização. Em nove capítulos, o autor aborda temas como inflação, lei monetária, câmbio, criação do Banco Central, planos heterodoxos, o Plano Real e a questão dos juros.
Saga brasileira – A longa luta de um povo por sua moeda
Miriam Leitão, Editora Record, 2011
O livro reconstrói a luta do país contra a hiperinflação e a busca pela estabilidade monetária. Combinando análise econômica e relatos pessoais, mostra como sucessivos planos, trocas de moeda e perdas financeiras marcaram gerações de brasileiros, que, apesar das dificuldades, reagiram e participaram ativamente dessa construção coletiva até a conquista do equilíbrio atual.
30 anos do real – Crônicas no calor do momento
Gustavo Franco, Pedro Malan e Edmar Bacha, Editora História Real; 2024
O livro reúne crônicas escritas no calor dos acontecimentos, registrando incertezas, desafios e conquistas da estabilização monetária. Os textos formam um diário da trajetória do Plano Real, celebram seus impactos na sociedade e trazem reflexões sobre os desafios econômicos do presente e do futuro.
História da riqueza no Brasil – Cinco séculos de pessoas, costumes e governos
Jorge Caldeira, Estação Brasil, 2017
O livro revisita a história econômica do Brasil, destacando o papel central do mercado interno, muitas vezes subestimado. A obra aponta que o desenvolvimento depende também das forças da própria sociedade, além das políticas públicas.
Veja mais:
O processo de implementação do Plano Real
Plano Real completa 30 anos com legados positivos e negativos na economia
19 planos de aula para ensinar história do Brasil
Crédito da imagem: mathisworks – Getty Images