Os livros são uma fonte de aprendizagem para ensinar sobre o Antigo Egito. O tema está previsto nas aulas de história do sexto ano do ensino fundamental, quando os alunos estudam sociedades históricas de diferentes regiões do mundo, e também se alinha às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (Resolução CNE/CP nº 1/2004).
No currículo escolar de história, o estudo do Antigo Egito ajuda o professor a abordar questões sobre organização política, trabalho e cultura das civilizações antigas, contribuindo para a compreensão da história da humanidade e permitindo comparações com o mundo contemporâneo.
Já no campo da história africana, o estudo do Antigo Egito possibilita aos alunos reconhecer a centralidade da África na história mundial, valorizar a diversidade cultural e étnica do continente e desconstruir estereótipos e preconceitos raciais.
A seguir, confira seis livros que ajudam a apresentar a história do Antigo Egito aos alunos!

500 fatos sobre o antigo Egito
Nancy Honovich, Editora Culturama, 2024
O livro traz para os alunos informações sobre faraós, deuses e outros elementos da riqueza cultural da civilização que nasceu às margens do Rio Nilo.

O antigo Egito
Gisela Socolovsky, Ciranda Cultural, 2019
A obra ilustrada apresenta para as crianças como era a vida no Egito Antigo, explorando costumes e religiosidade.

O Egito Antigo – Coleção Tudo é História – Volume 30
Ciro Flamarion Cardoso, Editora Basiliense, 1982
O livro examina estrutura social, econômica e política do Egito Antigo. Em 2.700 anos de estabilidade, revela como a civilização egípcia representa a passagem da organização tribal para a sociedade de classes regulada pelo Estado.

Egito Antigo: uma breve introdução
Sophie Desplancques, Editora L&PM, 2023
A obra apresenta como um povo de caçadores e coletores se tornou um dos primeiros Estados do mundo. Traz os principais períodos faraônicos, curiosidades como a origem do termo “faraó” e da escrita hieroglífica, além de analisar a política e a vida às margens do rio Nilo.

O Egito Antigo passo a passo
Aude Gros de Beler, Editora Claro Enigma, 2016
Muito se fala sobre pirâmides, faraós e deuses, mas pouco sobre o cotidiano dessa civilização. Como eram as profissões, a educação das crianças e as formas de lazer? Escrito por uma egiptóloga, este livro responde a essas questões e apresenta detalhes surpreendentes sobre a vida no Egito Antigo e suas heranças para o mundo atual.

Como seria sua vida no antigo Egito
Jacqueline Morley, Editora Scipione, 2019
A obra mostra como faraós, sacerdotes, camponeses e escravos viviam suas rotinas, como lidavam com dores, quais eram seus cuidados de beleza e de que forma registravam seus costumes. Também revela por que as mulheres raspavam as sobrancelhas e como esses hábitos permitem compreender o cotidiano no Antigo Egito.
Veja mais:
Entenda 8 problemáticas sobre o Egito Antigo nos livros didáticos
Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas
7 planos de aula para debater o racismo e conhecer pensadores negros
Temas da antiguidade ajudam professores a aliar história e matemática em projeto interdisciplinar
Crédito da imagem: karimhesham – Getty Images