Sarah Fernandes
Uma série de artigos sobre ensino e aprendizagem está disponível para consulta online. O material editado pelo Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) faz parte da biblioteca eletrônica de periódicos científicos Scientific Electronic Library Online – SciELO. O “Caderno CEDES volume 39” é composto por oito dossiês produzidos e organizados por professores e pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp) em parceria com docentes da rede municipal da cidade e com estudantes do curso de pós-graduação em educação da instituição de ensino superior.
O texto de apresentação do caderno de artigos debate educação integral, diversidade e política e é de autoria das professoras doutoras Débora Mazza, Adriana Varani, Nima Spigolon e Elizabeth Rossin. Os demais materiais abordam temas como formação humana diante de retrocessos sociais, práticas pedagógicas e ampliação da jornada nas escolas públicas. O artigo final da série discorre sobre as ideias e a obra do educador Anísio Teixeira, apontando suas possibilidades, desafios e contradições.
Responsável pela publicação do dossiê, o Centro de Estudos Educação e Sociedade é uma entidade criada por educadores de Campinas com a proposta de refletir sobre as relações do ensino com a sociedade. Desde que foi criada, em 1979, a entidade realiza conferências e fóruns, além de editar materiais sobre o tema.
Com Faculdade de Educação da Unicamp
Veja mais:
6 livros para compreender a educação integral
Pensadores na Educação: Anísio Teixeira e a construção do projeto de ensino público no Brasil
Professora da rede pública compartilha em livro práticas pedagógicas contra racismo e outros preconceitos
Site disponibiliza recursos educacionais abertos para uso e adaptação de professores e alunos
Crédito da imagem: Chinnapong – iStock