Com quatro propostas de atividades – dicionário, números, letras e figuras, o aplicativo AutHelper é uma ferramenta pedagógica para o aprendizado de crianças com autismo. Ao clicar em um dos ícones, a criança é direcionada a um desafio, apresentado de forma pausada e com ícones grandes para facilitar a compreensão da tarefa. A data de lançamento do app ainda não está confirmada, mas há uma versão gratuita disponível para testes no Google Play.
Segundo Yago Bracco, um dos desenvolvedores do aplicativo, a inspiração para a criação do AutHelper nasceu da necessidade de uma amiga que tem um filho com autismo. “Como eu via a dificuldade do filho dela em aprender e se comunicar, comecei a verificar o cotidiano da criança e percebi que muitas das coisas que ela fazia e utilizava poderiam ser reproduzidas em um aplicativo, fazendo assim ser de fácil acesso às crianças”, conta Bracco, que teve a parceria de Fábio Hissayoshi Yajima na construção do app apresentado como trabalho de conclusão do curso de análise e desenvolvimento de sistemas, da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Araçatuba.
Para criar os exercícios, a dupla selecionou situações que poderiam ser replicadas no aplicativo, assim como metodologias a serem utilizadas. Cores e nível de aprendizado, por exemplo, foram alguns dos aspectos levados em consideração no AutHelper, que também contou com ajuda de outros profissionais, e com a aplicação de testes em crianças, para a coleta de feedback. “A intenção é ajudá-las a aprender melhor as matérias didáticas nas quais sentem um pouco de dificuldade na escola”, explica Bracco.