Engajar os alunos, facilitar a aprendizagem e possibilitar a elaboração de aulas mais sintonizadas com as necessidades de cada estudante são alguns dos benefícios do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos processos educacionais. As TICs, por sua vez, podem aportar na sala de aula em suas mais diversas formas de manifestação, como ensino híbrido, gameficação, cultura mão na massa (Maker), recursos educacionais abertos (REA), entre outros.
A seguir, confira sete livros que abordam as diferentes possibilidades do uso pedagógico das TICs e estimulam os educadores a traçarem novas reflexões sobre o assunto.
Ensino híbrido – Personalização e tecnologia na educação
Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani, Penso, 2015
A obra é resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península. Em seus textos, reúne possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, engajamento dos alunos no aprendizado e proporciona ao professor a possibilidade de desenvolver aulas personalizadas.
Gamificação na educação
Luciane Maria Fadel (org.), Pimenta Cultural, 2014
Dividido em dez artigos escritos por diferentes especialistas na área, o e-book aponta os diálogos possíveis entre a gameficação e a educação, além de ressaltar as potencialidades desse encontro. O livro é de conteúdo livre e está disponibilizado gratuitamente para download.
Brinco, logo aprendo: Educação, videogames e moralidades pós-modernas
Gilson Schwartz, Paulus Editora, 2014
Brincar, superar desafios, lidar com o erro e aprender. A publicação traz as reflexões de Gilson Schwartz, professor do departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que tratam das potencialidades de trazer o videogame para sala de aula e, com isso, proporcionar novas experiências aos alunos.
Multimídia digital na escola
Elenice Larroza Andersen (org.), Editora Paulinas, 2013
A utilização de tecnologias no ambiente escolar e o uso de recursos educacionais abertos são alguns dos assuntos abordados no livro, que apresenta experiências desenvolvidas em contextos escolares diversos.
Inclusão digital, experiências, desafios e perspectivas
Adriano Canabarro Teixeira e Karina Marcon (org.), Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009
A obra é fruto dos trabalhos do projeto de pesquisa Mutirão pela Inclusão Digital, da Universidade de Passo Fundo (UFPF). Ela reúne relatos de experiências de formação de educadores e práticas de aprendizagem utilizando a tecnologia.
Novas tecnologias e mediação pedagógica
José Manuel Moran et al, Editora Papirus, 2013
O livro aborda a mudança no papel do professor em um contexto de sociedade globalizada e informatizada, assim como as discussões da sua atuação visando uma mediação pedagógica.
Gamification – como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática
Flora Alves, DVS Editora, 2015
Voltado a educadores e demais profissionais que trabalham com ensino, o livro instrui sobre como os elementos dos games podem potencializar resultados de aprendizagem. Além disso, descreve conceitos e apresenta exemplos reais de como colocar a gameficação em prática.
* Agradecimento: Gislaine Batista Munhoz e Jane Reolo, educadoras da rede municipal de São Paulo (SP).