A discalculia é uma dificuldade de aprendizagem relacionada à educação matemática, com características que podem variar de acordo com a faixa etária de cada estudante. Os sintomas costumam ficar perceptíveis nos primeiros anos do ensino fundamental, momento em que as crianças começam a desenvolver habilidades relacionadas aos números e operações básicas.

Para ajudar o professor de diferentes etapas da educação básica a identificar o transtorno e pensar em possíveis formas de intervenção, separamos sete links, nos quais educadores, psicopedagogos e estudantes afetados compartilham experiências e orientações.

Cartilha – Discalculia e outras dificuldades de aprendizagem: Um olhar para o ensino de números naturais e das operações fundamentais da matemática (2019)

Mestre no ensino de Ciências e Matemática, Marlon Trevisan desenvolveu um material gratuito para professores da educação básica. Em entrevista, ele contou que o objetivo da cartilha é ajudar os docentes a identificarem e atenderem com qualidade os estudantes afetados pelo transtorno. “A importância se dá pelo significativo número de alunos com diagnósticos de discalculia e o desconhecimento de alguns professores para mediar essa compreensão dos conceitos matemáticos”.

Vídeo – “Vamos conversar sobre discalculia?” (2021)

Três palestrantes se reúnem para tratar das dificuldades e adaptações pelas quais os estudantes com discalculia passam ao longo de suas vidas. A mesa contou com o docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Filipe Augusto Oliveira, a psicóloga Marília Freitas e a aluna do IFRS, Luana Klein.

Monografia – Discalculia: Particularidades que dificultam o aprendizado de matemática no ensino fundamental (2017)

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Samantha Oliveira sugere em suas pesquisas o uso de jogos educativos para os momentos de intervenção. Opções como matix, palitos, soma quinze e tangram ajudam a desenvolver a linguagem matemática de forma prazerosa.

Vídeo – Palestra “Discalculia: identificando e cuidando” (2016)

Em bate-papo no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), o professor João Luiz Muzinatti apresenta um panorama sobre os problemas e distúrbios que atingem a educação matemática e a influência do professor na aprendizagem. Completam a mesa diretora da escola de educação da FMU, Simone Espinosa e a coordenadora do curso de pedagogia, Maria Ivani Toledo.

Monografia – Discalculia: uma abordagem à luz da educação matemática (2008)

Wiliam Cardoso da Silva explica os tipos, causas e formas de identificar a discalculia, assim como sugere práticas de intervenção em diversas faixa etárias. Jogos como “Trimu”, “Avançando com o Sinal” e “Uma Questão de Portas” estão entre as suas indicações.

Vídeo – Discalculia: Aspectos cognitivos e neurodesenvolvimentais (2020)

O canal de Youtube do Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), apresenta uma live com a especialista em discalculia e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Silvia Feldberg. Ela esclarece as diferenças entre dificuldades matemáticas pontuais e crônicas, assim como formas de identificá-las.

Vídeo – Você sabe o que significa discalculia? (2016)

O canal de Youtube NeuroSaber trouxe uma live com o neurocientista Clay Brites sobre o tema. “Para se ter noção matemática da minha vida e mundo, meu cérebro precisa de áreas integradas. Isso proporciona habilidades adequadas, como espacial, consciência numérica – ou seja, ter de forma inata a capacidade de entender o que é o número e sua representação no mundo, como posso usar de forma simbólica. O número é usado de forma interrelacionada em operações matemáticas, proporções, algoritmos e relações de tempo e espaço”, aponta.

Veja mais:

5 planos de aula para ensinar operações básicas da matemática

Site capacita professores a trabalharem com alunos disléxicos

6 links para entender a dislexia e pensar em intervenções pedagógicas

Quais sinais podem identificar um aluno disléxico? Casos requerem atenção

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 15 horas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 dia
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.