Tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, a inclusão de alunos surdos nas escolas regulares ainda é um desafio para os educadores. O processo envolve o trabalho colaborativo entre professores e intérpretes, assim como a oferta de estratégias e recursos visuais que contemplem o ensino bilíngue (língua portuguesa e Libras).
Para facilitar a aprendizagem deste estudante na escola pública, selecionamos vídeos e textos voltados para professores que reúnem vivências escolares e diferentes abordagens pedagógicas. Além de orientações gerais, são apontadas boas práticas ocorridas nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e química. Dia 23 de abril é celebrado o Dia Nacional da Educação de Surdos.
Estudantes surdos e bilinguismo no ensino regular
O programa de TV da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) no YouTube traz uma visita a escola municipal de ensino básico professora Nádia Aparecida Issa Pina, em São Bernardo do Campo (SP). São abordadas as rotinas de educadores e a aprendizagem dos alunos surdos ao lado dos estudantes ouvintes. A instituição é considerada uma escola polo, ou seja, que reúne pessoas com deficiência auditiva em uma estrutura voltada para o aprendizado bilíngue. Nela, os alunos surdos recebem letramento em Libras (a língua brasileira de sinais) e alfabetização em língua portuguesa na mesma unidade.
A vivência no ensino de alunos surdos
Em outubro de 2015, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu a II Semana de Ações Inclusivas e o V Encontro de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência. Em seu canal no YouTube, a instituição traz, na íntegra, uma mesa redonda sobre a vivência de professores no ensino de alunos surdos.
Práticas de ensino da língua portuguesa para alunos surdos
A dissertação de mestrado da educadora Maly Magalhães Freitas de Andrade, pelo programa de pós-graduação em educação da Universidade Metodista de Piracicaba (2012), aborda práticas de ensino da língua portuguesa para alunos surdos. A obra relata aulas onde foram ensinados gêneros textuais e a produção escrita, mostrando as possibilidades e dificuldades vividas por professores e alunos na leitura e construção de sentidos dos diferentes trabalhados.
O ensino de matemática para alunos surdos
Geraldo Eustáquio Moreira é doutor em educação matemática e professor da Universidade de Brasília (Unb). Em seu artigo sobre o ensino de matemática para surdos, aponta reflexões acerca das estratégias e recursos visuais no ensino bilíngue para esses estudantes.
Inclusão de alunos surdos: desafios e possibilidades no ensino de química
O artigo apresenta as dificuldades, superações e possibilidades enfrentadas por alunos surdos no ensino de química. São analisadas a relação entre intérprete e professor e abordagens pedagógicas que facilitam a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida na escola normal Dom Expedito Eduardo de Oliveira, e na E.E.F.M. engenheiro José D´Ávila Lins, ambas no estado da Paraíba.
Orientações para docentes sobre inclusão de surdos em turma regular
O manual desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande traz práticas e questões didático-pedagógicas que podem ser utilizadas como base para professores de outros ambientes de ensino.