Os podcasts e as web rádios são uma boa opção de lazer para as crianças durante os feriados e férias. No Brasil, diversos projetos fazem uso dessas duas mídias para oferecerem seleções de música, cantigas, histórias e conteúdos educativos para o público infantojuvenil.

Os podcasts são um conteúdo em áudio disponibilizado na internet por meio de arquivo ou streaming. Sua vantagem é que eles podem ser acessados em qualquer momento do dia e da noite, tanto por aplicativos quanto por sites.

Já as web rádios possuem uma programação diversificada e inédita veiculada ao longo do dia. Contudo, elas geralmente operam em horários específicos. Confira, a seguir, cinco sugestões para ouvir com os pequenos: 

Programa Maritaca
Programa semanal de contação de histórias comandado pela atriz Mariana Piza. Apresenta ainda música brasileira, dicas de livros infantis e sugestão de brincadeiras para crianças de dois a 10 anos. Disponível via site do Programa Maritaca, Spotify, Google Play e Apple Store. 

Ciranda da Criança
Web rádio do Portal MultiRio, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Ela é voltada ao público infantil e pode ser acessada gratuitamente via site, sem necessidade de cadastro prévio. A programação é diária, das 6h às 23h, e apresenta canções, cantigas e conteúdos educativos.

Coisa de criança
Disponível gratuitamente no Spotify, o podcast é voltado exclusivamente para o público infantil. A iniciativa é assinada pelo autor do blog Paizinho, Vírgula!, Thiago Queiroz. A primeira temporada se dedica a responder, de forma divertida, dúvidas dos pequenos referentes a fenômenos da natureza.

Histórias de ninar para garotas rebeldes
Contos de fadas sobre mulheres extraordinárias de diversos lugares do mundo. O objetivo é inspirar meninas e garotas a sonhar e promover mudanças sociais.  Disponível gratuitamente via site e também no Spotify.

Era uma vez um podcast
Apresenta às crianças histórias infantis de todos os tipos: de contos de fadas a fábulas de diversos lugares do mundo e também histórias originais. Disponível no Spotify e gratuitamente na Apple Store.

Veja mais:
Projeto apresenta histórias e canções da tradição rural brasileira
Livro com acesso gratuito transforma poemas em brinquedos

Crédito da imagem: af_istocker – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Web rádio gratuita oferece material de apoio para pais e professores da educação infantil

Ciranda da criança reúne canções sobre cores, higiene, números e cantigas de roda

há 6 anos
Notícias

9 podcasts que analisam os livros da Fuvest 2021

Professores de literatura e escritor destacam pontos relevantes das leituras obrigatórias

há 3 anos
Notícias

Canal de professora de história reúne mais de 70 aulas em podcasts

Episódios contemplam conteúdos do ensino fundamental e médio com temas organizados em playlists

há 4 anos
Notícias

8 links para apresentar vida e obra de Vinicius de Moraes aos estudantes

Poeta carioca deixou legado de poemas, poesias e músicas que podem ser utilizados no ensino

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.