A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) e a Fundação Editora da Unesp (FEU) disponibilizaram para download gratuito cinco livros que podem ser úteis para professores da educação básica das mais variadas áreas. As obras são dos campos da literatura, história do brasil, educação, geografia e artes.

As publicações fazem parte da coleção Propg-FEU Digital, iniciada em 2010, e que já disponibilizou 44 livros para download gratuito. O projeto tem como objetivo democratizar a produção acadêmica. Todos os títulos são assinados por docentes da Unesp.

Confira os links!

Climatologia escolar: saberes e práticas
Organizador: Diego Corrêa Maia
Assunto: geografia

A obra aborda a geografia escolar, que tem como eixo norteador os conteúdos físico-naturais, na qual o tema clima e a previsão do tempo são abordados em sua plenitude no ensino fundamental II. O livro apresenta uma pesquisa voltada para a transmissão e apropriação de noções básicas do tema clima e previsão do tempo, tendo como universo de pesquisa, a escola.

O foco está na formação de professores de geografia do ensino fundamental II, com intuito de desenvolver, avaliar e aplicar atividades didáticas, utilizando diferentes dispositivos didáticos, tais como, o “galinho do tempo” e uma estação meteorológica. A intervenção terá como meta principal promover a relação dialógica entre a sociedade e a natureza, empregando a pesquisa-ação como norteador metodológico.

Entre a literatura e o ensino: a formação do leitor
Autora: Maria do Rosário Longo Mortatti
Assunto: educação

No livro, estão reunidos onze textos produzidos durante a atuação profissional da autora, no ensino fundamental e médio, entre 1976 e 1991, e na Universidade Estadual Paulista, desde 1991. Nele, o leitor vai encontrar, ao lado de reflexões sobre questões de literatura, leitura e ensino, registros da formação de um pesquisador. No caso, da autora Maria do Rosário Mortatti, especialista na área de leitura e educação.

Ilustres ordinários do Brasil
Autor: Jean Marcel Carvalho França
Assunto: história do Brasil

O livro reúne ensaios sobre a história do Brasil a partir da descrição de uma galeria de tipos sociais e de tiques comportamentais que a sociedade brasileira construiu e consolidou para si ao longo do tempo. É, em outras palavras, um livro sobre pequenas permanências, sobre pequenos traços do país e do seu povo que, de tanto serem repetidos, lembrados, discutidos, por vezes cantados em verso e prosa, ganharam ares de verdade e produziram impactos sociocomportamentais mensuráveis.

Machado de Assis: antes do livro, o jornal (suporte, mídia e ficção)
Autora: Lúcia Granja
Assunto: letras e linguística

O livro propõe um novo modo de compreender a história literária no século XIX e a do escritor Machado de Assis. Lúcia Granja analisa as crônicas machadianas publicadas durante a década de 1860 em três periódicos: “o Diário do Rio de Janeiro – Folha Política, Literária e Comercial; o Futuro – Periódico Literário; e, finalmente, a Semana Ilustrada – Jornal Humorístico e hebdomadário”, procurando compreender, entre outras coisas, como se constitui essa junção entre a política e a literatura no processo de amadurecimento do intelectual e do escritor. A partir das crônicas, a autora demonstra os procedimentos e os recursos textuais na gênese do narrador machadiano dos romances da fase madura do Bruxo do Cosme Velho.

A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade
Autor: Vinícius Torres Machado
Assunto: artes

O livro apresenta algumas das iniciativas para a retomada da máscara no teatro moderno. No amplo quadro da primeira metade do século XX, o autor selecionou quatro principais artistas que abordaram esse objeto: Gordon Craig, Meyerhold, Jacques Copeau e Jacques Lecoq. Nesses autores, a máscara não é apenas um elemento colocado em cena, mas também um princípio organizador da teatralidade que almejam. A partir das reflexões desses autores, Vinícius Torres Machado analisa algumas características da máscara que podem ser reelaboradas no teatro contemporâneo.

Crédito da imagem: Varijanta – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

E-book gratuito apresenta diferentes olhares sobre a literatura alemã

“Livros ajudam a entender a situação política e histórica da Alemanha”, diz professora da UFMG

há 6 anos
Notícias

Série de vídeos da USP aborda evolução humana e arqueologia com jovens

Playlist responde curiosidades como a descoberta da idade de fósseis e escala geológica de tempo

há 4 anos
Notícias

Ensino de língua portuguesa e literatura na educação básica é tema de e-book gratuito

Publicação da Ufop reúne reflexões sobre práticas de leitura e escrita no ambiente escolar

há 4 anos
Notícias

Editora disponibiliza 130 e-books gratuitos de educação com temáticas diversas

Coleções abrangem didática, políticas públicas, práticas, trabalho, relações étnico-raciais e pensamento educacional

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.