A docente do curso de letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gabriela Oliveira, desenvolveu com seus alunos um e-book gratuito sobre literatura alemã. A obra “Kaffee und Kuchen: olhares revisitados sobre a literatura de língua alemã” apresenta o contexto dos principais movimentos ocorridos no país e produções textuais e fotográficas dos autores.

Segundo Oliveira, professores da educação básica podem se beneficiar do material. “A literatura de língua alemã passa muito pela história da Alemanha. Pensar no contexto literário alemão é pensar nas inúmeras guerras travadas, nos debates políticos, na divisão do país em oriental e ocidental, na queda do Muro de Berlim, nos exilados e nos imigrantes”, explica.

“A partir de uma visão panorâmica dessa produção, que se deu desde o século XVIII até a contemporaneidade, podemos aprender mais acerca da situação política e histórica do país e perceber essa literatura como ferramenta de debate. O e-book traz os pontos de vista de brasileiros com relação a esses períodos, mas voltando o olhar para a nossa realidade”, complementa.

Ainda para a docente, o tema pode despertar o interesse dos jovens e se relaciona com situações vividas no presente. “Ao lerem textos de autores como Bertold Brecht, que debate a questão dos refugiados na época da Segunda Guerra, ou ainda Wladimir Kaminer, um russo que escreve em alemão obras que descrevem a situação de estrangeiros que vivem na Alemanha, os alunos brasileiros poderão adentrar em um universo diferente, mas completamente atual da história moderna”, destaca.

“Relatos de guerra e testemunhos também figuram entre leituras interessantes, que poderiam servir de alerta para não repetirmos os erros do passado nazista, por exemplo”, finaliza.

Crédito da imagem: Prasit Rodphan – iStock

Deixe um comentário

Please Login to comment

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 e-books gratuitos que podem ser úteis para professores da educação básica

Editora Unesp disponibilizou obras de educação, história do Brasil, geografia, literatura e artes

há 2 anos
Notícias

Editora disponibiliza 18 e-books gratuitos sobre educação

Políticas, formação docente, práticas, estágio, escola do campo e diversidade são temáticas oferecidas

há 9 meses
Notícias

Vídeo com educadora Mazé Nóbrega explica como literatura estimula criticidade do aluno

“Leitor faz perguntas, deduz o não-dito, desenvolve raciocínio lógico e interpreta a obra”, lista professora

há 1 dia
Notícias

Editora disponibiliza 130 e-books gratuitos de educação com temáticas diversas

Coleções abrangem didática, políticas públicas, práticas, trabalho, relações étnico-raciais e pensamento educacional

há 6 dias

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.