Leonardo Valle

A afetividade pode impactar a sociedade, e isso não precisa ser feito em contextos “grandes”. Para a professora de educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Helga Loos-Sant’Ana, esse tipo de atitude deve ser exercido nas pequenas relações cotidianas para promover mudanças em larga escala.

“O ideal seria construir uma sociedade que considere o que cada um percebe e sente nas interações sociais”, destaca ela, que estuda o chamado Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA), ao lado do pesquisador René Simonato Sant’Ana-Loos.

O que é a afetividade?

Helga Loos-Sant’Ana: A afetividade, no senso comum, é tida como relacionada ao contato físico, agrados, cuidados e carinhos. Pela definição de dicionário, o afeto é aquilo vivenciado pela perspectiva das emoções e sentimentos. Essa definição, porém, coloca emoção e a razão em campos separados. O que acontece é que a raiz da palavra “afetividade” é “afetar”. Podemos mutuamente afetar e sermos afetados. Contudo, é necessário buscar equilíbrio, harmonia ou uma homeostase nessa relação, assim como acontece no corpo humano. Nessa definição, ser afetivo também pode significar ser racional.

Como a afetividade impacta na sociedade?

Loos-Sant’Ana: Se afetividade significa afetar e ser afetado, buscando equilíbrio, isso dialoga com a própria noção de sociedade, que é feita de uma diversidade de pessoas em constante interação. Mas o ideal seria a capacidade de harmonizar essa diversidade. Ou seja, construir uma sociedade que considere o que cada um percebe e sente nessas interações. Assim, quando a forma como as pessoas são afetadas é desconsiderada, o próprio conceito de sociedade não é privilegiado.

Há problemas sociais relacionados à falta da afetividade em sociedade?

Loos-Sant’Ana: Sim, porque se desconsidera o outro. A empatia na alteridade é substituída por outras lógicas, como a da disputa, do lucro, a de que, para um ganhar algo, o outro tem que perder. São lógicas bélicas, de guerra. Ou, ainda, há o entendimento utilitário de que o outro e os recursos naturais, por exemplo, estão aqui para me servir. Isso cria problemas de diversas ordens.

Como a afetividade pode ser exercida em sociedade?

Loos-Sant’Ana: Ampliando a noção de alteridade e de empatia. Tendemos a achar que isso precisa ser feito em um contexto grande, o que torna quase impossível uma mudança social que passe pelas pessoas. Mas é o contrário: deve-se focar no que o outro pensa e sente, principalmente, nas pequenas relações e interações cotidianas. Lembrando que não se consegue empatia se não se valorizar, realmente, a posição, a opinião e os sentimentos do outro. Não adianta apenas fingir que se valoriza.

O que precisaria para termos mais afetividade em sociedade?

Loos-Sant’Ana: Olhar como as coisas e as pessoas afetam e são afetadas de forma holística. Que tudo tem dois lados – o meu e o outro –, e que tendemos a apenas focar no “eu”. Se você não considerar todos os lados, incluindo os efeitos colaterais das ações, haverá falta de afetividade. Também é preciso mudar a forma como construímos o conhecimento, que hoje é somente racionalista. A sensibilidade é desconsiderada na hora de interpretar a realidade em uma pesquisa científica. Isso é equivocado, porque também percebemos o mundo pela sensibilidade.

Veja mais:

Fortalecer sentimentos de coletividade e empatia pode ser antídoto contra a corrupção
Seja no campo pessoal ou profissional, pedir ajuda traz benefícios

Talvez Você Também Goste

Conheça 15 direitos do jovem aprendiz

Lei federal garante carteira de trabalho assinada, jornada reduzida, férias e 13º salário

“Salão solidário” oferece serviços estéticos a pessoas em situação de vulnerabilidade

Objetivo de cabeleireiros e manicures do projeto é atuar como agentes de transformação social

Pessoas LGBTQIAP+ vítimas de preconceito podem desenvolver alcoolismo

Segundo especialistas, estresse causado pela discriminação é gatilho para o consumo excessivo de bebidas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.