Atuantes na defesa dos direitos das mulheres no Brasil, 15 organizações se reuniram para analisar 331 projetos de lei (PL) relacionados ao tema que tramitaram no Congresso Nacional, em 2019. O resultado pode ser consultado no site “Elas no Congresso”, iniciativa do coletivo AzMina que visa monitorar a atuação parlamentar.

As instituições categorizaram os PL’s como favoráveis ou desfavoráveis ao avanço dos direitos. A partir das suas propostas, cada parlamentar recebeu uma nota, que definiu sua posição no ranking. O site disponibiliza também um perfil do político, páginas de cada PL proposto com comentário da organização avaliadora e reportagens com análises dos dados levantados.

O portal amplia o trabalho da inteligência artificial que atualiza o twitter @ElasNoCongresso, que monitora e publica a tramitação ligada a questões de gênero em tempo real no Congresso Nacional. A curadoria foi realizada pelo coletivo AzMina, que levantou todos os projetos, emendas constitucionais ou decretos legislativos que continham palavras-chaves relacionadas à temática. Entre eles, termos como “violência contra a mulher”, “Lei Maria da Penha”, “licença-maternidade” e “aborto”.

As organizações que analisaram os projetos foram: Instituto Maria da Penha; Anis; Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero; A THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos; ECOS; Instituto Patrícia Galvão; Artigo 19; Observatório de Sexualidade e Política (SPW na sigla em inglês);  Sempreviva Organização Feminista (SOF);  Grupo de Estudos de Gênero e Política do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (Gepô-USP); Observatório da Violência Obstétrica no Brasil;  Rede Feminista de Juristas – DeFEMde; Coletivo Mana a Mana; ONG Empodera; e o Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade).

Veja mais:
Série de vídeos explica direito ao aborto em caso de estupro
Série de vídeos esclarece direitos femininos pouco conhecidos
Mansplaining, manterrupting, bropriating e gaslighting: mulheres compartilham suas experiências com o machismo

Crédito da imagem: reprodução site Elas no Congresso

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Direitos sexuais e reprodutivos da mulher durante pandemia são temas de cartilha

Orientações abrangem contracepção, aborto legal, gestação, pré-natal, parto e pós-parto

há 4 anos
Notícias

Série de reportagens em vídeo discute gravidez na adolescência

Episódios abordam temas como abuso, exploração e violência sexual, pobreza e gestação entre meninas indígenas

há 4 anos
Notícias

Indígenas do Rio Negro lançam marca coletiva de artesanato para gerar renda para mulheres

Cerâmicas, colares, bolsas, brincos, braceletes e cestarias de 23 etnias estão entre os produtos comercializados

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.