Leonardo Valle
A representante da Organização das Nações Unidas no país (ONU Brasil) lançou a publicação “Articulando os Programas de Governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O documento indica quais elementos devem fazer parte dos planos de governo, de acordo com cada ODS.
Os 17 ODS foram lançados em setembro de 2015, como um avanço dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU. Eles são divididos em 169 metas a serem alcançadas até 2030. Para erradicar a pobreza (ODS1), a publicação orienta que as propostas dos governantes abordem planos com esse propósito: sistemas e medidas de proteção social; ações que garantam acesso a serviços básicos às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social e formas de enfrentar os riscos de desastres.
Segundo a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas, que conta com mais de 700 signatários e atua em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), “não apenas cidadãos, mas organismos do setor privado e da sociedade civil devem estar atentos às promessas de campanha e verificar como elas estão alinhadas aos ODS”.
Crédito da imagem: Site ONU Brasil