Leonardo Valle
Está disponível online o 1º Relatório de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo. A publicação analisa o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), em relação ao estado de São Paulo. Os indicadores retratam as condições paulistas em áreas como erradicação da pobreza e redução das desigualdades, segurança alimentar, cobertura vacinal, taxa de escolarização e de desemprego, igualdade de gênero, preservação ambiental, entre outras.
O plano de ação da ONU estabeleceu 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas pelos 193 países-membros até o ano de 2030. Em 2018, São Paulo criou a Comissão Estadual de ODS, cuja função é difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 em seus municípios.
Segundo a publicação, alguns indicadores se mantiveram estáveis, como a proporção de pessoas em situação de pobreza (ODS 1). Outros, como a taxa de desemprego, aumentaram. Houve melhora na queda da taxa de mortalidade infantil (ODS 3 – Saúde e Bem-estar), na melhoria do atendimento escolar no nível da pré-escola (ODS 4 – Educação de Qualidade) e o fato de 76,8% da energia consumida no Estado ser renovável (ODS 7 – Energia Limpa e Acessível).
O levantamento foi feito pela equipe da Fundação Seade, com a colaboração da Gerência de Estudos e Indicadores (GEI) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Veja mais:
O Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Série de vídeos explica Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU