Leonardo Valle
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançou um guia para combater a proliferação de fake news, como são conhecidas as notícias falsas, durante as eleições. A publicação “Internet, Democracia e Eleições” é gratuita e traz dicas práticas para que os usuários não sejam vítimas ou compartilhem conteúdos de origem duvidosa.
O documento está dividido em cinco partes e inclui uma explicação sobre o funcionamento das redes sociais e o modelo de negócios adotado por várias empresas de internet; questões relativas às eleições, à propaganda eleitoral e aos fenômenos de desinformação online; diretrizes que devem ser observadas pelos agentes empenhados no combate a essas ações; dicas para não ser vítima ou compartilhar notícias falsas; além da compilação de fontes de informação adicionais.
Para os usuários da internet, a cartilha lista seis passos que podem ajudar a acabar com as fake news: desconfiar de títulos bombásticos; pensar antes de clicar em compartilhar; checar as fontes; duvidar de conteúdos sem referências; não divulgar publicações que sejam duvidosas e denunciar abusos para as plataformas onde a postagem está circulando.
Crédito da imagem: reprodução cartilha “Internet, Democracia e Eleições”