Leonardo Valle

 

Muitos desafios envolvem as cidades brasileiras: lixo, obras públicas, trânsito, iluminação, entre outros. A participação ativa dos moradores, contudo, pode colaborar para que esses problemas urbanos sejam resolvidos de forma mais rápida e eficiente. Pensando nisso, diversos aplicativos surgiram para os cidadãos ajudarem a melhorar os seus municípios. Eles oferecem ferramentas que permitem fiscalizar, denunciar, compartilhar informações importantes ou discutir alternativas para problemas comuns nos grandes e pequenos centros. Confira quatro sugestões abaixo!

Colab

Eleito o melhor aplicativo do mundo, em 2013, pelo Prêmio AppMyCity, o Colab funciona como uma rede social voltada para ajudar a solucionar problemas comuns na cidade, como lixo, trânsito, dengue ou outros. A plataforma opera a partir de três áreas: Fiscalize, Proponha e Avalie. A primeira é voltada para problemas urbanos; a segunda para a discussão coletiva de projetos e a última para avaliação de entidades e serviços ligados ao poder público. Os problemas relatados são encaminhados aos órgãos responsáveis. Disponível para Android e iOS.

Monitorando a cidade

O objetivo do aplicativo é auxiliar pessoas, comunidades e organizações da sociedade civil a monitorarem os compromissos assumidos pela administração pública. As ferramentas disponibilizadas ajudam a identificar problemas que afetam a cidade, organizar campanhas locais e coletar dados por meio de formulários. Os dados podem ser compartilhados na forma de gráficos e mapas, e disponibilizados para os demais usuários – online e offline. Acessível por Android e iOS.

Sem dengue

O aplicativo ajuda as pessoas a fiscalizarem e  informarem o poder público sobre possíveis focos de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Atualmente, 36 prefeituras já utilizam o aplicativo. Por meio do app, o usuário pode fotografar o foco e informar o local exato utilizando a tecnologia GPS do seu celular. A plataforma também pode ser utilizada para planejar ações educativas e mutirões comunitários. Disponível para Android e iOS.

– Cidadera

O aplicativo permite denunciar diversos problemas das cidades. O menu inclui: acessibilidade, água e esgoto, alagamento, árvores, buracos, educação, energia, iluminação, lixo, local público, mato alto, obra pública, pedestre, poluição do ar, poluição sonora, poluição visual, queimada, transporte, trânsito e saúde. Os usuários podem apoiar as reclamações de colegas e ainda as difundir nas redes sociais. Para completar, uma ferramenta possibilita mensurar como está o alcance da sua queixa. Acessível por Android e iOS.

Talvez Você Também Goste

13 dúvidas sobre os direitos do trabalhador que pediu demissão

Advogados esclarecem mitos e verdades desse modelo de rescisão contratual

Perfil na internet busca combater etarismo ao publicar roupas usadas por idosos no dia a dia

Estilo Vovô captura looks criados pela terceira idade que também são tendências entre jovens

“Diretas Já” completa 40 anos e deixa legado para a democracia

Historiador lembra como mobilização pelo voto direto influenciou a criação da Constituição de 1988

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.