Leonardo Valle
Acompanhar o trabalho e o desempenho de senadores, deputados e ministros também faz parte do exercício da cidadania. Por esse motivo, diferentes iniciativas têm desenvolvido tecnologias para facilitar o monitoramento dos políticos eleitos pelos cidadãos e estreitar o laço entre eleitores e candidatos que se elegeram a cargos públicos.
Confira, a seguir, quatro possibilidades tecnológicas entre sites, plataformas, aplicativos e plugins voltados ao acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos representantes da população em suas câmaras.
Poder do Voto
O aplicativo para smartphone disponibiliza perfis de políticos eleitos e permite que o usuário acompanhe leis que estão em votação e o posicionamento do seu congressista.
Contas irregulares
O Tribunal de Contas da União (TCU) disponibiliza uma plataforma digital com a relação de políticos que tiveram as contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. No site, é possível consultar a situação de 7.431 nomes.
Vigie Aqui
A ferramenta do Instituto Reclame Aqui destaca, em qualquer site, os nomes de políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos, além de ministros de Estado, que estão com pendências na Justiça. Tudo isso é feito por meio de um plugin, instalado no navegador, que grifa na cor roxa o nome de um político investigado toda vez que ele aparecer.
Transparência Brasil
O trabalho dessa organização não governamental é dividido em duas áreas: monitoramento das instituições e advocacy. A iniciativa representa a sociedade civil nos conselhos de Transparência da Controladoria Geral da União, do Senado Federal e do governo do Estado de São Paulo.
Veja mais:
76% por cento das mulheres concordam que seu voto pode fazer a diferença, segundo pesquisa
Tecnologia ampliou visibilidade de ativismo que já existia, diz pesquisadora
Grupo oferece formação política para estimular mulheres negras nos espaços de poder
Crédito da imagem: Evgenii_Bobrov – iStock