A Ação Social pela Música do Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com atuação social inclusiva na promoção da cidadania, por meio da educação musical, para crianças, adolescentes e jovens de comunidades economicamente desfavorecidas, em situação de risco social. Mais de 12 mil jovens já passaram pela instituição ao longo dos seus 25 anos de existência. Atualmente o programa está em três regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Sudeste) e atende um total de 4.700 alunos, formando orquestra como a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e conjuntos de música de Câmara, como a Camerata Jovem que já realizou turnê na Europa e nos Estados Unidos.

Atualmente o programa possui 18 polos de musicalização: 8 na cidade do Rio de Janeiro e 10 na cidade de Petrópolis. Atua em 12 núcleos de aprendizado musical sendo 06 nas comunidades do Rio de Janeiro (Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Rio das Pedras, Cidade de Deus, Manguinhos e Tijuca, no Morro da Formiga), 01 na comunidade da Mosela em Petrópolis/RJ, 01 em Ji-Paraná/RO e 04 na cidade de João Pessoa/PB.

Com idades entre 14 e 20 anos, os jovens músicos da orquestra Camerata Jovem já se apresentaram na Alemanha, Áustria, França, Holanda e Rússia, além de palcos renomados do Rio de Janeiro, como Cidade das Artes, Teatro Municipal e Sala Cecília Meireles.

Acompanhe, no vídeo abaixo, depoimentos de alguns jovens que participam do programa e saiba como a música modificou suas vidas.

Conheça também

cidadania

Conexão Voluntária

Público: Comunidade e Colaboradores

Conexão Voluntária

Programa Conexão Voluntária aproxima as necessidades das instituições às habilidades…

Conheça o Projeto
cidadania

Pé-de-Pincha

Público: Comunidade

Pé-de-Pincha

Pé-de-Pincha é um projeto de conservação comunitária das populações de quelônios em municípios do…

Conheça o Projeto
cidadania

Bem-Estar Social

Público: Colaboradores

Bem-Estar Social

atividades direcionadas para colaboradores e familiares que buscam contribuir com…

Conheça o Projeto
cidadania

Claro Recicla

Público: Comunidade

Claro Recicla

Programa que incentiva o descarte correto de celulares e baterias.

Conheça o Projeto

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.