Reportagens


22.10.09

Projeto incentiva a leitura e leva autores dos livros às escolas

Por Carlos Giffoni

Divulgação

Escrevendo com o escritor

Alunos apresentam trabalhos com o escritor Álvaro Ottoni

Crianças de escolas públicas e particulares de uma cidade de Minas Gerais estão passando por uma experiência bem diferente. Elas participam do projeto Escrevendo com o Escritor, que reúne turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de Cataguases, no sudeste mineiro. Durante um semestre, os estudantes mergulham no universo literário de um escritor, não somente lendo lendo seus textos, como trocando mensagens com ele, produzindo em conjunto e, finalmente, participando de um encontro com o autor ao final do semestre. Cerca de 30 turmas participam de cada edição do projeto.

Divulgação

Escrevendo com o escritor

Atividades de leitura são fundamentais no projeto

O trabalho começa quando as crianças ficam sabendo, no início do semestre, o nome do autor com quem vão trabalhar. No semestre passado, o escolhido foi Álvaro Ottoni, autor de livros como "A árvore que fugiu do quintal" e "O peixe que não sabia nadar". Apresentado, ainda no mundo virtual, o escritor propõe um desafio de escrita, publicado no blog do projeto (clique aqui para acessar). No caso de Álvaro, o desafio foi a escrita colaborativa de uma pequena história, que ele começou e cada turma contribuiu escrevendo um trecho.

O papel do professor, nesse processo, é o de ajudar na seleção dos livros mais importantes para a leitura das crianças e incentivar para que elas enfrentem o desafio. Além disso, milhares de outras atividades costumam ser pensadas levando em conta o universo do autor. Estímulo à pintura, à música e à produção teatral são algumas das atividades que acontecem todos os semestres.

Concluído o desafio, é chegada a hora em que escritor e estudantes se encontram. O evento é a oportunidade para estes mostrarem os trabalhos que foram preparados durante o semestre, em sintonia com as obras do autor. Maquetes, desenhos, pinturas e até músicas já foram feitos para a alegria dos convidados. Um grupo de teatro do Instituto Francisca de Souza Peixoto, realizador do projeto, também se apresenta, com uma peça adaptada de um dos livros do escritor.

Este é o momento também em que o convidado finalmente pode olhar dentro dos olhos das crianças e tentar responder às perguntas que lhe são feitas. A sessão de autógrafos, que tende a ser muito calorosa, não pode faltar: "Não gosto de repetir o que escrevo nos livros para as crianças, por isso, várias vezes elas voltaram e reclamaram que eu tinha escrito uma coisa diferente para o colega", conta Álvaro, referindo-se à sua experiência em Cataguases.

"Algumas crianças me marcaram pela aproximação que tiveram de mim", lembra o escritor. "Durante o encontro, uma garota me disse que quando ela tinha uma ideia para escrever, fazia-o na hora, porque, se não, esquecia. Quando eu disse que isso também acontecia comigo, ela continuou a conversa achando o máximo termos aquele ponto em comum", conta Álvaro, que confessou ter um pouquinho de ciúmes dos próximos escritores convidados, já que ele não sabe quando voltará a participar do projeto.

Uma ótima ideia e uma ajudinha da tecnologia
"Eu queria apresentar autores de livros para as crianças, mas ao mesmo tempo pensava que elas deviam conhecê-los bem antes do encontro e trabalhar a escrita em cima de sua obra", conta Andrea Toledo, que desenvolveu, coordena o projeto e é responsável pelo blog onde as mensagens são trocadas. Usar as tecnologias disponíveis foi uma maneira de criar uma ponte entre esses dois objetivos, explica Andrea.

As idas dos alunos ao laboratório de informática do Instituto são semanais e foram pensadas fundamentalmente para pesquisar sobre o escritor e seus livros, mandar recados e perguntas a ele e publicar as respostas do desafio que lhes foi proposto. No caso de Cataguases, esse uso racional é muito importante, pois poucas são as crianças que possuem computadores em casa e, muito menos, internet. Como não é possível ao laboratório receber as turmas de todas as escolas semanalmente, a prefeitura da cidade realiza um rodízio, de forma que todos os alunos consigam participar.

O projeto conta ainda com recursos do Estado, obtidos por meio de uma lei de incentivo à cultura, e auxílio de escolas particulares que participam da iniciativa. A verba levantada é destinada à compra de livros, que ficam na biblioteca do Instituto e podem ser emprestados pelos alunos durante o semestre.

Empolgação e interesse de sobra
A atual convidada do "Escrevendo com o Escritor", Anna Cláudia Ramos, destaca a participação e o entusiasmo das crianças: "Eles mandam recados perguntando várias coisas. Quando os livros ainda não tinham chegado no Instituto, escreviam dizendo isso. Quando chegaram, recebi recados contando a novidade. E agora, enquanto leem, mandam mensagens dizendo o que estão achando".

Anna está curiosa para saber o que os estudantes estão preparando para ela: "É um mistério. Eles já pesquisaram muita coisa sobre mim, mas eu não tenho ideia de como são suas carinhas e o que estão fazendo para o dia do encontro. Não sei nem os livros que eles estão lendo, só sei o que comentaram comigo nas mensagens".

Assim como os adultos envolvidos, ao descrever o projeto, as crianças também não poupam adjetivos: "fantástico", "emocionante", "divertido", e os mais tímidos soltam um "muito legal". Oromar Voit, de dez anos, aluno da escola Guido Marlière, diz que uma das coisas que mais gostou foi da música que fizeram para o escritor Álvaro, baseada no livro "A árvore que fugiu do quintal", e que foi cantada para o autor.

Para o próximo encontro, as expectativas só aumentam: "A Anna é muito simpática, estou doida para conhecê-la", diz Alana Fontes, de nove anos, aluna do Centro de Educação Florescer, já quase íntima da autora. Não falta muito, Alana. O próximo encontro será em novembro.

13 Comentários

rosa de minas diz:

Fico muito feliz em saber que existem pessoas comprometidas de verdade com a educação infantil.
Assim podemos acreditar no futuro!!!!!!
Parabéns pelo belo trabalho!!!!

Regina Esteves diz:

Fico muito feliz em participar com os meus alunos desse projeto grandioso. Nossas crianças se sentem próximas ao escritor e capazes de produzir histórias juntamente com ele. É indescritível o que sentem quando veem seus textos e desenhos no blog. Parabéns por esta iniciativa, Andrea!
Beijos,
Regina Esteves.

Juliana de Paula Iennaco diz:

Fico muito orgulhosa por nossos alunos fazerem parte deste evento, que promove o encontro com escritores maravilhosos como Álvaro Ottoni, Fábio Sombra e outros que ainda virão.
O projeto desperta o interesse das crianças pela leitura e vai bem mais além contribuindo para formação de novos escritores que virão por aí.
Parabéns ao Instituto e à Andrea por essa iniciativa.
Grande abraço,
Juliana Iennaco
Professora de Informática
Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases

maducosta diz:

Parabens, mais uma vez. Tenho a honra de já ter participado como escritora convidada. Este projeto me inspira no meu fazer pedagógico e como escritora. Continue produzindo. Este projeto merece e precisa ser mais divulgado. Grande abraço; Madu Costa. No próximo dia 7 de novembro será o lançamento do meu livro: A caixa de Surpresa. Mandarei convite. Lancei neste ano tb. Cadarços Desamarrados: MAZZA. A Caixa de Surpresa é pela Editora NANDYALA.

Edilena diz:

Este ano comecei a participar deste projeto maravilhoso. Estou encantada. Quanta empolgação as crianças ficam para conhecer o novo escritor! E olha que já conheceram vários em anos anteriores! Sem dúvida a Andrea e
todos que participam do projeto são especiais. Beijos a todos....

Gustavo Lopes de Almeida diz:

Esse projeto é realmente fantástico, pois une cultura e tecnologia, além de promover a inclusão digital de nossas crianças de uma maneira saudável, que passam a considerar a internet uma poderosa ferramenta de promoção do crescimento cultural e de formação de cidadãos! Parabéns, Andrea, pela iniciativa! Você é realmente muito querida e esse projeto tem tudo para se tornar referência nacional de como incentivar a cultura e inclusão digital! Sucesso, sucesso, sucesso!!! Abraços,
Gustavo Lopes.

Mônica Rodrigues diz:

Tenho um orgulho imenso em ter participado com meus alunos deste trabalho tão espetacular.
Só quem participa ou acompanha de perto, é que tem a noção exata da grandiosidade deste Projeto.
Parabéns Andréa! Você é uma dessas pessoas especiais que fazem a diferença! Parabéns ao Instituto, a todas as professoras e alunos que participam deste PROJETO!

Andrea Toledo diz:

Obrigada Emília, Luiz e Kelma pelas gentis palavras.
Um beijo especial para Carlos Giffoni que com desenvoltura peculiar com as letras tornou o projeto mais lindo do que é para o Instituto Claro pela oportunidade em mostrar nosso projeto ao mundo. Estas ações fazem com que tenhamos vontade de desenvolver projetos ainda melhores.

Abração e sucesso a todos nós!!!

Kelma Farias diz:

Estou encantada com o projeto. Deveria ter sido mais divulgado e expandido para outras regiões do País.
Certamente muitos novos escritores irão nascer...

luiz Fernando Leitão diz:

Parabéns Andrea e alunos que participam do projeto. Nós, que temos a honra de acompanhar de perto o trabalho, ficamos muito felizes em saber que estão ganhando cada vez mais asas no universo da literatura.
Parabéns.

Sanderson diz:

Amor,
Parabéns!!!
Esse trabalho é realmente fantástico!!!!
Acredito em você!
Te amo!
Bjs

Emilia Miranda diz:

Queridos alunos e professora Andrea!
Como estou feliz com esta reportagem! Imaginam? Será que serão capazes de imaginar? Tenho a certeza que sim pois já vos conheço e sei qual é a vossa capacidade criativa, imaginativa, inovadora!!!!
Que excelente trabalho fazem
Quantos leitores nasceram por causa deste projecto?
Quantos escritores nascerão também por causa dele?
Parabéns a todos!
Um abraço muito, muito apertadinho,
Emilia Miranda.

Andréa Toledo diz:

Obrigada pelo crédito ao nosso trabalho. Todos estamos muito felizes e orgulhosos. Nem sabemos se merecemos tanto.
Forte abraço e vida longa ao Instituto Claro!!!!

PARTICIPE DO FÓRUM VIRTUAL:
  1. Code carregar outra imagem